Política

Lula põe Boulos em palanque e inaugura agenda de cabo eleitoral em SP

O presidente Lula (PT) iniciou sua atuação como cabo eleitoral de Guilherme Boulos (PSOL) ao colocar o aliado no palco de uma cerimônia do governo federal, neste sábado (16), em Itaquera (zona leste). A eleição do deputado federal à Prefeitura de São Paulo é uma das prioridades do petista para 2024.

A solenidade que marca a estreia do presidente na pré-campanha foi escolhida a dedo para favorecer Boulos, que atua na pauta de habitação. Lula anuncia as obras de um empreendimento a ser construído em parceria com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), liderado pelo parlamentar.

Políticos do PT, do PSOL e de outras legendas da coligação também participam do evento, o primeiro a reunir Lula e Boulos na capital desde que o PT oficializou o apoio à pré-candidatura, em agosto. Entre os presentes estavam os ministros Fernando Haddad, Marina Silva, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha e Jader Filho.

Lula destacou que os empreendimentos também terão recursos do governo estadual e municipal e lamentou a ausência do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Eles foram convidados e não vieram, mas se viessem seriam tratado com respeito, porque educação a gente aprende em casa.”

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Boulos vê como um trunfo o envolvimento de Lula na campanha. Ele cita os índices de popularidade do presidente na cidade e o resultado da eleição de 2022, quando Lula teve mais votos no município do que o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

No palco do evento neste sábado, Lula acompanhou de pé o vídeo institucional sobre o lançamento do programa e recebeu das mãos de uma beneficiária do programa uma bandeira do MTST.

Boulos afirmou que não foi lançada antes, apesar de o local estar pronto desde 2019, porque havia na Presidência “alguém que não olhava para o povo, que governava com ódio”. Destacou o fato de Lula, a quem chamou de o “melhor presidente que o Brasil já teve”, lançar a iniciativa ainda em seu primeiro ano de governo, antes do Natal.

“Daqui um ano, um ano e meio, vamos voltar aqui para entregar as chaves e fazer um churrasco para esse povo. Obrigado, presidente Lula, por devolver a esperança para o povo pobre desse país.”

A estreia de Lula na eleição paulistana ocorre em meio às articulações que ele está fazendo para atrair de volta ao PT a ex-prefeita Marta Suplicy e torná-la candidata a vice. A proposta, revelada pela Folha de S.Paulo, ganhou corpo nos últimos dias com um telefonema do presidente para a ex-petista.

A operação é complexa não só porque Marta saiu rompida do partido, mas também porque ela é secretária de Relações Internacionais da gestão Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição. Lula deve aproveitar a passagem por São Paulo para conversar pessoalmente com ela e tentar sacramentar a costura.

Neste sábado, o ministro Alexandre Padilha disse que a decisão sobre Marta cabe à campanha de Boulos, mas elogiou o nome da ex-petista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo