Lula viaja à Argentina; Alckmin assume Presidência da República pela primeira vez
Com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (22/1) para a Argentina, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), assumiu a função de chefe do Executivo durante a sua ausência. Esta será a primeira viagem internacional de Lula no terceiro mandato, desde que tomou posse no dia 1º de janeiro.
Lula vai participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um dos principais blocos de debates políticos da região, junto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Lula embarcou às 18h para a primeira viagem internacional e chegou por volta das 21h30 (horário de Brasília). De acordo com a legislação brasileira, o vice se torna presidente em exercício a partir do momento em que o presidente cruza a fronteira.
Alckmin pleiteou a presidência duas vezes, quando ainda estava no PSDB, partido que ajudou a fundar e no qual permaneceu por 33 anos.
No início do ano passado, foi para o PSB para compor a chapa de Lula. Na primeira vez, ele foi derrotado pelo próprio Lula, no segundo turno de 2006. Na segunda, acabou em quarto lugar, em 2018, quando Jair Bolsonaro (então PSL, hoje PL) foi eleito.