Brasil

Lula volta ao Brasil após fechar acordos comerciais em viagem pela Ásia

Lula termina viagem à Ásia com fechamento de acordos comerciais no Vietnã – Foto: Reprodução/Jornal Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca neste domingo (30) em Brasília após visita de Estado ao Vietnã e ao Japão.

Lula e sua comitiva, formada por ministros e parlamentares, passaram uma semana negociando acordos comerciais e aproximando o Brasil dos países da Ásia, em meio à guerra tarifária travada entre China e Estados Unidos.

No Vietnã, Lula negociou a abertura do mercado do país à carne produzida no Brasil e falou sobre a expectativa de que a nação asiática se torne um polo distribuidor da proteína brasileira para os integrantes da Asean, bloco regional com dez países do sudeste asiático.

Neste sábado (29) pela manhã, o presidente Lula visitou o Museu de História Militar do Vietnã. Logo depois, o presidente Lula e o primeiro-ministro vietnamita participaram do encerramento de um Fórum Empresarial, em um hotel em Hanói.

Nesse encontro, Pham Minh Chinh oficializou que o país vai retomar a importação de carne bovina brasileira. O presidente Lula disse que essa iniciativa é o primeiro passo para que as trocas comerciais entre os países alcancem US$ 15 bilhões até 2030. Lula também falou sobre as negociações para a venda de aviões da Embraer ao Vietnã. Esse acordo ainda não foi assinado.

Antes de encerrar a viagem, o presidente brasileiro participou de uma coletiva de imprensa. Lula voltou a criticar o presidente americano, Donald Trump, pela guerra tarifária. Disse que o Brasil ainda vai negociar com os Estados Unidos antes de recorrer à Organização Mundial do Comércio ou impor tarifas de volta.

Comitiva

A comitiva do presidente Lula foi integrada por diversos parlamentares, em meio à discussão sobre uma reforma ministerial e à demanda de partidos políticos por mais espaço na Esplanada.

Acompanharam o petista os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Também integraram a comitiva os ex-presidentes das Casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de líderes partidários como os deputados Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Dr. Luizinho (PP-RJ) e Pedro Lucas (União-MA).

A próxima viagem internacional de Lula deve ser para a Rússia, em maio, para a celebração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo