Mobilização foi realizada no último sábado (2/3) com objetivo de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, além de ampliar a taxa vacinal da Capital contra a doença, com a disponibilidade de sete salas de vacinas
O Dia D de mobilização contra a dengue em Goiânia, que ocorreu no último sábado (2/3), teve como resultado a visita em 5.936 imóveis por 800 Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da Prefeitura da Capital, com a eliminação de 456 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação foi realizada em todo País e liderada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os governos estaduais e os municípios. Além das residências vistoriadas, 3.656 pneus que estavam armazenados ou descartados de forma irregular foram recolhidos.
Para o prefeito Rogério, Goiânia não poderia ficar de fora dessa mobilização uma vez que, segundo ele, os casos confirmados de dengue no município estão aumentando e é necessário o alerta por parte de todos. “Nossa intenção é fazer com que a população entenda a nossa preocupação e integre as atividades que já são realizadas todos os dias pelos ACEs no combate ao Aedes”, afirma o prefeito, ao acrescentar que, segundo levantamento do MS, 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios.
“É exatamente por isso que conclamamos aos moradores de Goiânia a nos ajudar nessa mobilização que precisa ser contínua, eliminando os focos em vasos e pratos de plantas, garrafas, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros)”, enumera o prefeito Rogério, ao pedir ao menos 10 minutos por semana dos moradores contra a dengue. “Se assim fizermos e agirmos, o resultado das ações contra o mosquito será outro”, pede Rogério.
Ação
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentre os imóveis vistoriados, 1.953 foram da Região Sudoeste, com a eliminação de 82 focos. Na Região Noroeste, foram visitados 1.162 imóveis, sendo que 78 focos foram eliminados. 962 residências da Região Norte foram visitadas pelos ACEs e 64 focos foram retirados. Na Região Leste, foram 662 casas visitadas e 44 focos deixaram de existir. Na Região Sul, 525 imóveis foram vistoriados, na Região Oeste, 526, e em Campinas, 146, sendo que, nessas três regiões, 247 focos foram eliminados.
“O nosso resultado foi muito positivo, pois intensificamos nossas ações em relação ao controle da dengue e do Aedes aegypti”, disse o titular da SMS, Wilson Pollara. Ele lembrou ainda que na última semana, quando a Prefeitura de Goiânia realizou uma força-tarefa em combate ao Aedes, dentro das atividades da primeira edição do Mutirão de Goiânia de 2024, “mais de 9 mil visitas domiciliares foram realizadas e outros 3 mil pneus foram recolhidos, que aliás nunca deveriam ter sido descartados como ocorre”, pontua o secretário.
Vacinação
Integrando as ações do Dia D, a administração municipal também disponibilizou sete salas de vacinação, que também disponibilizaram, além de imunizantes contra Covid-19 e de rotina, a vacina contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos. Somente no último sábado, 724 doses foram aplicadas durante a mobilização. Vale lembrar que, desde o início da vacinação, em 15 de fevereiro, 9.175 doses do imunizante Qdenga foram aplicadas na Capital.
“Tão importante quanto a vacina é não deixar o mosquito nascer, reproduzir, portanto, precisamos continuar cuidando dos ambientes de nossas casas, nossos quintais, para evitar que haja espaço para possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, alerta Rogério Cruz.
Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa. Veja como:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada;
- Receba bem os agentes de saúde e de endemias;
- Amarre bem os sacos de lixo;
- Coloque areia nos vasos de planta;
- Guarde pneus em locais cobertos;
- Limpe bem as calhas de casa;
- Não acumule sucata e entulho;
- Esvazie garrafas PET, potes e vasos;
Fonte:
Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa. Veja como:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada;
- Receba bem os agentes de saúde e de endemias;
- Amarre bem os sacos de lixo;
- Coloque areia nos vasos de planta;
- Guarde pneus em locais cobertos;
- Limpe bem as calhas de casa;
- Não acumule sucata e entulho;
- Esvazie garrafas PET, potes e vasos;