Manoel Pinheiro é bicampeão de sinuca do Jaó
O taquista Manoel Pinheiro “Bombado” conquistou o bicampeonato do Campeonato de Sinuca do Clube Jaó, modalidade de 200 (antigo Mata, mata), ao vencer o taquista Tanaka, por 4 a 3, numa partida que demorou5h03min, disputada nesse domingo, 19, na mesa principal do salão de sinuca desse tradicional clube de Goiânia. Em terceiro lugar, ficou o atleta Victor Vieira, que derrotou Manoel Xavier (Agroquima), por 4 a 2. O nível técnico das duas partidas deixou evidente o bom momento por que passam os taquistas do Jaó.
As finais foram prestigiadas pelo administrador do Clube Jaó, Ubirajara Berocan Filho, o Berocanzinho, que não tem poupado esforços para melhorar as mesas e o salão de sinuca do clube, que, aliás, conta com um ar condicionado da melhor qualidade. A organização esteve a cargo do amigo Júlio, do Departamento de Esportes do Jaó. Esse foi o segundo torneio organizado por ele, e devidamente aprovado pelos taquistas da Casa.
Ao exemplo do torneio anterior, conquistado, também, por Manoel Pinheiro, e em cima do mesmo Tanaka, esse contou com a participação de 16 jogadores/taquistas, distribuídos em quatro chaves de quatro atletas em cada uma. O jornalista João Nascimento, autor dessa matéria, encabeçou uma das chaves, Grupo C, classificando-se para a fase seguinte, após vencer o grande José Guilherme e o engenheiro Gilmar Sadam, que já foi um dos melhores do Brasil na sinuca, na época áurea do Clube de Engenharia. Mas Nascimento acabou sendo derrotado por Tanaka.
Outros taquistas que terminaram o torneio entre os oito melhores: Tiãozinho, Rogério Rios (Play) e Weliton Inácio (Dragão). Os demais atletas também fizeram bonito na competição, aos exemplos de Rogerinho, Santino Marques, José Luiz Rodovalho, o Zé Caçador; Lindromar, Zé Guilherme, Sadam e a grande revelação do torneio, Anderson, que já está sendo apontado como um dos favoritos ao título de campeão do próximo torneio.
Berocan assistiu a abertura das finais e reafirmou o seu apoio à sinuca do Jaó. Inclusive, lembrou o nome do saudoso Jahir Pereira, ex-presidente do Clube e que foi um grande taquista. Aliás, o salão de sinuca do Jaó leva o nome de Jahir Pereira, figura humana da melhor qualidade e que, portanto, deixou um legado altamente positivo, sobretudo de educação e gentileza, em sua passagem por esse nosso Planeta Terra. Que Deus o tenha em sua glória!!!
João de Sousa Nascimento