Marcelo Baiocchi: engrandecendo o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi Carneiro, no exercício do seu segundo mandato, em menos de seis meses de gestão, já disse a que veio. Simplesmente, logo depois da posse, conseguiu unir os sindicatos em torno de sua gestão. E pelo ritmo de trabalho que imprimiu ele conseguiu, ainda no seu primeiro mandato de quatro anos, não apenas o fortalecimento das entidades que compõem o Sistema, inclusive tornando-as autossuficientes.
A Fecomercio surgiu em março de 1948, por iniciativa de um grupo de empresários liderado pelo saudoso jornalista Jaime Câmara. A entidade é responsável pela administração, em nível estadual, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Juntas, as três instituições formam o Sistema Federação do Comércio do Estado de Goiás/Sesc/Senac, mantido integralmente pela classe empresarial do comércio, sem ônus para os empregados ou para os cofres públicos.
E um dos grandes feitos de Marcelo Baiocchi foi anunciar a maior expansão da história do sistema Fecomércio/Sesc/Senac, ou seja, tanto que, tão logo assumiu o comando do mesmo, disponibilizou 815 novas vagas em três novas unidades nas cidades de Goiânia, Anápolis e Itumbiara. “Replicaremos o modelo vitorioso do Sesc Cidadania nas dependências do Senac, do ensino fundamental ao médio”, enfatizou o presidente do sistema. Somadas às 400 vagas já preenchidas do Sesc Cidadania, as escolas receberão mais de 1200 alunos.
Tão logo iniciou seu primeiro mandato de presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi fez um raio-x de cada sindicato e, agora, busca soluções para ajudar ainda mais a cada um. “Pretendo construir uma nova sede Central que abriga a estrutura de cada sindicato interessado, diminuindo, assim, o custo de todos, dando suporte nas negociações coletivas, nos atendimentos aos empresários e ainda com menor custo nos serviços de internet, telefonia, secretaria, assessoria de comunicação e serviços contábeis”, enfatiza. E acrescenta que o fortalecimento dos sindicatos será foco da sua gestão e que está trabalhando para tornar o ambiente para o comerciante formal menos injusto na quantidade de tributos que ele tem que pagar.
Inclusive, iniciou sua primeira gestão, comandando duas grandes ações do Sesc: a Maratona e entrega de duas toneladas de alimentos arrecadados nesta iniciativa para a Terra Fértil. “Uma entidade que exala amor. Mais de 300 crianças atendidas com um amor maternal pela Tia Belinha, Rubia e Dona Maristela”, frisa o presidente do grande Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. E acrescenta: “Assim é a nossa administração: saúde com responsabilidade social”.
Outra conquista nos primeiros cinco meses de gestão foi o Termo de Cooperação assinado com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. E o objetivo é o de capacitar toda a mão de obra de bares e restaurantes de Goiás, melhorando, assim, o atendimento e, consequentemente, o faturamento das empresas, aumentando a geração de empregos. Também assinou convênio com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, aonde a carreta com quatro gabinetes odontológicos do OdontoSesc atende 44 crianças por dia.
Outra iniciativa feliz de Marcelo Baiocchi foi chamar o competente e dinâmico Leopoldo da Veiga Jardim, especialista em gestão de crise e marketing de reputação, para assumir a Diretoria Regional do Sesc Goiás. Aliás, o trabalho do Leopoldo, que já presidiu o Seminário Internacional sobre o Ensino Médio em Goiás, realizou reunião proveitosa com o Diretor Nacional do Sesc, Carlos Artexes, conquistando bons projetos para o Sesc Goiás; bem como longa reunião de planejamento e trabalho com o diretor Nacional do Senac, Sidney Cunha, será foco de artigo especial para o Jornal Universo Online.
Destaco, ainda, nesse artigo, a Diretoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, comandada pelo grande jornalista Iuri Rincon Godinho, especialista em Assessoria de Imprensa, que conta com uma seleta equipe e um espaço de trabalho da melhor qualidade.
João Nascimento, jornalista