Paço Municipal e Estação Ferroviária estão com iluminação rosa até 31 de outubro; Prefeitura promove, neste sábado (19/10), evento “Laços de cuidado e proteção ao câncer de mama” no Parque Vaca Brava
Para reforçar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, diversos monumentos de Goiânia, como o Paço Municipal e a Estação Ferroviária, estão iluminados de rosa até 31 de outubro. A ação integra a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha também ocorre por meio de plotagem de caminhões de limpeza para reforçar a visibilidade da causa nas ruas da cidade.
Desde 2021, o programa Goiânia Sempre Rosa foi consolidado como política pública pela gestão municipal. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde, com ações direcionadas para o câncer de mama, além de destacar a necessidade do diagnóstico precoce. Uma das principais conquistas do programa foi a redução do tempo de espera para a realização de mamografias na rede pública.
Como parte das ações de mobilização, a Prefeitura de Goiânia realizará, no próximo sábado (19/10), um grande evento no Parque Vaca Brava. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, e com o apoio da Unimed, o evento terá como ponto alto um abraço simbólico ao lago do parque, utilizando 500 metros de laços rosa, simbolizando o tema “Laços de cuidado e proteção ao câncer de mama”.
A programação do evento, que acontece das 8h às 12h, contará com uma série de atividades voltadas para a saúde e bem-estar, como palestras educativas, caminhada, apresentações culturais e orientações sobre a importância do autoexame. Haverá também aferição de pressão arterial, testes de glicemia, sessões de auriculoterapia e vacinação, além de orientação sobre a importância da amamentação.
As diretrizes nacionais de saúde recomendam que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografias a cada dois anos, como forma de rastreamento e diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama entre 2023 e 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Em Goiás, a previsão é de mais de 1,9 mil novos casos nesse mesmo período.
O câncer de mama é o segundo mais prevalente no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Em 2023, o estado de Goiás já contabiliza 551 novos casos da doença, com 373 óbitos registrados. Ao longo do ano, as mortes pela doença já somam 634 no estado. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama estão a obesidade, principalmente após a menopausa, consumo de álcool, menarca precoce, ausência de filhos, primeira gravidez tardia e histórico familiar da doença.
Fonte: Secom Goiânia