NBA: Celtics vencem 76ers na Filadélfia e viram série dos playoffs
Após derrota na estreia, Boston embala segunda vitória consecutiva contra equipe do MVP Embiid pela semifinal da Conferência Leste.
Philadelphia 76ers e Boston Celtics justificaram na noite desta sexta-feira o “título” de uma das maiores rivalidades da NBA. Em um jogo extremamente físico, as duas equipes fizeram uma partida bastante disputada no Wells Fargo Center, na Filadélfia. Melhor para os visitantes que venceram por 114 a 102. Com o resultado, os Celtics abrem 2 a 1 na série dos playoffs pela semifinal da Conferência Leste.
- Joel Embiid (76ers): 30 pontos, 13 rebotes e 4 tocos
- Jasom Tatum (Celtics): 27 pontos, 10 rebotes e 5 assistências
Dono da segunda melhor campanha da Conferência Leste, o Boston Celtics saiu atrás na série para conseguir a virada. No jogo 1, a franquia foi superada em casa por 119 a 115. Na sequência, recompensou o torcedor em Boston com uma vitória avassaladora por 121 a 84.
O jogo 4 será em dois dias, domingo, na Filadélfia. Lembrando que os 76ers terminaram apenas uma posição atrás dos Celtics na temporada regular, em terceiro.
A última vez que o Philadelphia eliminou os Celtics nos playoffs foi em 1982. De lá para cá foram cinco vitórias seguidas da franquia de Boston.
Emoção ao receber o troféu de MVP
Antes do confronto iniciar, Joel Embiid recebeu oficialmente o troféu de MVP da temporada 2022/2023. Ovacionado pela torcida, ele relembrou a importância do título não só para ele, mas para toda sua família. Emocionado, Embiid chamou para a quadra o filho. O pequeno tem raízes brasileiras. Arthur é filho do camaronês com a modelo brasileira Anne De Paula.
O jogo
O início do jogo 3 lembrou bastante o que foi o jogo 2, com os Celtics avassaladores nas bolas de 3 e vantagem de 10 pontos sobre os 76ers. Jason Tatum e Derrick White lideraram os arremessos de longa distância. Com o passar dos primeiros minutos, no entanto, o aproveitamento da equipe caiu.
A defesa dos 76ers apertou, diminuindo os espaços em quadra. Embiid, que ainda se recupera de lesão no joelho, foi ganhando ritmo e chamando a responsabilidade. Além de dois tocos “humilhantes”, ele foi o cestinha do quarto com 12 pontos marcados.
O segundo quarto foi o oposto do primeiro, começou com o placar empatado em 29 a 29 e as duas equipes em equilíbrio nas ações. Com a sequência de erros, especialmente com James Harden, os 76ers ficaram novamente para trás. Os Celtics voltaram a ter 10 pontos na frente e terminaram com 7 de vantagem depois do polêmico arremesso de De’Anthony Melton no limite da posse dos 76ers.
Na volta dos vestiários, os 76ers acionaram PJ Tucker. Ele que tinha passado zerado no jogo 1 e marcado 5 pontos no 2, teve atuação mais expressiva nesta sexta-feira. No terceiro quarto ele somava 9 pontos em 3/4 nas bolas de 3. Se por um lado Tucker apareceu, James Harden que brilhou no jogo 1 com 45 pontos deixou muito a desejar.
NBA: Jason Tatum (Celtics) — Foto: Divulgação
No melhor momento da equipe no quarto, com a posse para a virada, ele não só errou o arremesso de três pontos como cometeu a falta em Jaylen Brown na sequência. Harden foi para o banco com aproveitamento 1/10 (10%) nas bolas do perímetro e 1/4 (25%) nas de longa distância.
Mesmo 11 pontos a frente no placar, o Boston não diminuiu o ritmo. Os 76ers também seguiam na pressão, buscando a virada. Acontece que quando a desvantagem diminuía, uma bola de 3 dos Celtics tratava de calar a torcida na Filadélfia. Foi assim com Horford quando a vantagem da equipe caiu para quatro pontos. E terminou assim com Jason Tatum enterrando a esperança dos 76ers.
Tabela da série semifinal
(3) Philadelphia 76ers 1 x 1 Boston Celtics (2)
Jogo 1: 1 de maio – Philadelphia 76ers 119 x 115 Boston Celtics
Jogo 2: 3 de maio – Philadelphia 76ers 84 x 121 Boston Celtics
Jogo 3: sexta-feira – Boston Celtics 114 x 102 Philadelphia 76ers
Jogo 4: domingo, 7 de maio às 16h30 na Filadélfia
Jogo 5: terça-feira, 9 de maio em Boston
* Jogo 6: quinta-feira, 11 de maio na Filadélfia
* Jogo 7: domingo, 14 de maio em Boston