Entretenimento

Nova Veneza: Jantar marca início das atividades para a Semana Cultural da Italianidade

Foto capa: Rimene Amaral

Estratégias começam a ser definidas e serão desenvolvidas oficinas gastronômicas com chefs e detentores de saberes locais, com o objetivo de capacitar empreendedores e interessados na culinária italiana.

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) promove, nesta segunda-feira, 24, jantar típico pelo Dia do Imigrante Italiano, comemorado no dia 21 de fevereiro, data estabelecida pela Lei Federal nº 11.687 de 2008. O encontro dos associados é para traçar estratégias e marca o início das atividades em preparação para a terceira edição da Semana Cultural da Italianidade, que acontece em agosto. Neste ano também se comemora os 151 da imigração italiana no Brasil e os 113 anos da imigração italiana em Nova Veneza que, desde 28 de dezembro de 2023, ostenta o título de Cidade Italiana em Goiás, pela Lei Estadual nº 22.518/2023. “É uma homenagem a esse povo que veio para cá, em busca de uma vida melhor, mas que, por meio de muito esforço, contribuiu com a construção da história do Brasil”, esclarece Mercedes Sátiro, diretora-presidente da Acinove.

A Semana Cultural da Italianidade é uma semana direcionada à cultura Italiana para a comunidade de Nova Veneza e pretende proporcionar às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos um resgate à memória da história da imigração Italiana para Nova Veneza, em Goiás. Além disso, a semana tem a intenção de ressaltar a importância de se preservar a cultura italiana trazida por seus antepassados. “É necessário promover momentos de interação entre a comunidade, com os descendentes da imigração, valorizando suas histórias e suas vivências, incentivando as escolas públicas do município a envolver os alunos com a questão da cultura italiana”, explica Mercedes.

Divulgação

Durante sete dias serão promovidas atividades culturais, artísticas e gastronômicas, envolvendo toda a comunidade (escolas, comércio, famílias de descendentes e população em geral), com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana no município. Nas escolas, haverá apresentações culturais, palestras, encontros e rodas de conversas sobre a história da imigração e tudo o que envolve a cultura italiana, como o concurso de redação e desenho com premiação para os alunos participantes das escolas públicas, cujo tema é Imigração Italiana. Ao final, haverá a produção de um vídeo-documentário para registrar a memória histórica da imigração italiana em Nova Veneza. Para isso, serão coletados depoimentos de descendente, registrado imagens de edificações arquitetônicas, objetos históricos, gastronomia e rotinas dos venezianos.

De agora até o mês de agosto, quando acontece a terceira edição da Semana Cultural da Italianidade, serão desenvolvidas oficinas gastronômicas com chefs e detentores de saberes locais, com o objetivo de capacitar empreendedores e interessados na culinária italiana. Mas a semana cultural vai além de um resgate cultural. “Esperamos, com isso, valorizar a culinária tradicional, estimular o setor gastronômico e gerar emprego e renda aos cidadãos venezianos”, enumera Mercedes. Os preparativos também visam à promoção de encontros entre associados e demais pessoas da comunidade, a fim de despertar a importância da preservação do legado cultural italiano em Nova Veneza.

A Acinove

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) surgiu através de um grupo de 16 voluntários, em 2023, iniciado por Eliana Mota, hoje vice-presidente da associação na Itália, com a missão de resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana no município de Nova Veneza. A Acinove tem hoje em torno de 60 associados. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, indicadas por algum associado, aprovado em assembleia e que desejam contribuir com a missão da associação. A Acinove objetiva resgatar, preservar e difundir a cultura italiana no município, por meio de várias ações, como desenvolver e executar projetos culturais como a Semana Cultural da Italianidade e comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Fonte: Rimene Amaral

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo