Nuvem de poeira encobre Goiânia e Aparecida, neste sábado (19/08)
Uma nuvem de poeira encobriu a região metropolitana de Goiânia na manhã deste sábado (19/08). Em Goiânia e em Aparecida, a população ficou bastante assustada com a imensa nuvem de poeira, fenômeno que causou bastante estranheza.
O fenômeno é provocado pelo longo período de estiagem aliado à aproximação de uma frente fria, conforme o gerente do Centro de Informação Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
André Amorim ressaltou que a expectativa é que a frente fria continue avançando e traga pancadas de chuvas isoladas. “Lembrando que não é em todos os locais que vão cair essas chuvas, [mas] especialmente na parte centro sul. Outros vão ficar somente com a tempestade de poeira”, enfatizou.
A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) em Goiás, Elisabeth Alves Ferreira, explica que o ambiente deve ficar instável até segunda-feira (21). Ela afirmou que a poeira vai se dissipando aos poucos.
Previsão do tempo
Segundo o boletim divulgado pelo Cimehgo, a previsão é que uma frente fria que avança pela região sudeste do Brasil chegue neste domingo (20) ao centro sul do Estado, com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas.
Em Goiânia, a máxima deve chegar aos 30ºC e a umidade relativa do ar varia entre 35% e 75%. Além disso, são esperados 1mm de chuvas. A mesma quantidade é prevista para Iporá, a 226 km da capital.
O maior volume de chuvas, porém, deve se concentrar em Rio Verde, no sudoeste goiano, onde estão previstos 5mm, seguido por Jataí, Ouvidor e Goiandira, com 4mm, Catalão, Itumbiara, Três Ranchos, Cumari e Santa Helena, com 3mm.