O comércio é essencial para o desenvolvimento da cidade
As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza de Aparecida de Goiânia, representando mais de 60% do PIB da cidade. Isso reforça a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais.
Os principais motivos para o bom desempenho dos pequenos negócios na economia do Município são a melhoria do ambiente de negócios. Mas para atingir níveis mais altos é preciso continuar fortalecendo e dando suporte para o pequeno comerciante que, como já visto, possui uma participação extremamente relevante para o desenvolvimento da cidade.
Aparecida se destaca com milhares de comércios, empresas e indústrias de vários segmentos, sendo o terceiro maior PIB do estado de Goiás. O pequeno comércio desempenha papel essencial na geração de empregos e consequentemente, no crescimento econômico do município. Isso porque os pequenos negócios estão diretamente relacionados com as famílias.
Precisamos fortalecer as políticas de desburocratização para abertura de novos empreendimentos e estimular programas de incentivos fiscais. Diversas comerciantes e lojistas apostam no desenvolvimento econômico de Aparecida de Goiânia.
Muitas vezes, essas empresas encontram dificuldades em obter financiamento devido a exigências rigorosas e à falta de garantias. Programas de microcrédito e iniciativas governamentais podem ajudar a mitigar esse problema, proporcionando condições mais favoráveis para o crescimento dessas empresas.
Apoiar os empresários na modernização e crescimento de seus negócios é imprescindível para o crescimento da economia e, isso gera impactos importantes para a cidade, com geração de emprego e renda, credibilidade no ramo da competitividade e atração de novos investimentos.
Maione Padeiro é presidente licenciado da Acirlag e Articulista