Economia

O vice-presidente Alckmin e o governador Caiado participam de inauguração de usina de etanol em Goiás

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) e o o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participam da inauguração de nova usina da Nardini Agroindustrial, para produção de etanol hidratado e bioletricidade, a partir do bagaço de cana-de-açúcar, em Aporé, no sul goiano. A chegada da unidade vai gerar investimento de R$ 800 milhões e gerar empregos. Alckmin destacou a importância de ampliar a produção de biodiesel no Brasil, que já teve aumento de 10% para 13%. Durante o evento, ele, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, falou sobre relações comerciais com outros países.

Destacou o trabalho o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na retomada da liderança política junto a países como Argentina e Uruguai depois de desgastes nos últimos anos, e disse que é preciso priorizar o comércio na América Latina. Segundo ele, apenas 26% dos acordos comerciais dos países deste bloco comercializam entre si, diferente do que é feito na Europa, onde 60% dos negócios são feitos internamente. 

O vice-presidente defendeu o setor agropecuário durante visita à Goiás nesta sexta-feira (12). Segundo ele, o desmatamento que houve até agora não foi de agricultor, mas, sim, de grileiros de terra. O pessedista também disse que o agricultor preserva a natureza. A fala tem tom político por conta da força do agro no Estado.

Também presente ao evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha,  lembrou que há 20 anos o presidente Lula lançava o primeiro carro flex (movido a álcool e gasolina), na Volkswagen. “Na mesma época, o então governador de São Paulo,  Geraldo Alckmin, reduziu o ICMS de 25% para 12% para os combustíveis renováveis, abrindo o mercado do etanol. Crescemos a colheita da cana de 300 milhões de toneladas para 600 milhões. Dobramos”, recordou. 

Já o presidente da Nardini Agroindustrial, Riccardo Nardini, destacou que há mais de 10 anos não se inaugura uma usina em Goiás. “Esta solenidade é um marco histórico para esse Estado. Estamos aqui para gerar emprego e desenvolvimento para a região.”

A inauguração contou ainda com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), do prefeito de Aporé, Renato Carvalho, e dos deputados federais Cezinha Madureira (PSD-SP), Rubens Otoni (PT-GO) e Marussa Boldrin (MDB-GO).

Antes da cerimônia, o presidente da empresa levou os convidados para conhecer a planta da fábrica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo