Olímpiadas 2024: o judoca Willian Lima fica com a prata, Rayssa Leal no skate e Larissa Pimenta no judô, ficam com o bronze
Crédito: Michael Reaves/Getty Images
O judoca paulista Willian Lima, estreou e conquistou primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, neste domingo (28), ficando com a medalha de prata. Willian lutou bravamente, mas não resistiu ao japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg. O agora bicampeão olímpico Hifumi venceu por ippon, resultado da soma de dois waza-ari.
O cazaque Gusman Kyrgyzbayev (derrotado por Willian nas semifinais) e o moldavo Denis Vieru completaram o pódio com as medalhas de bronze. Com a prata de Willian, o judô brasileiro passa a contar 25 medalhas em Olimpíadas: quatro de ouro, quatro de prata e 17 de bronze.
Willian passou por quatro adversários antes da final. A primeira luta foi contra o uzbeque Sardor Nurillaev, com um waza-ari nos segundos finais. Depois, o brasileiro passou por Serdar Rahimov, do Turcomenistão, no Golden Score, graças ao acúmulo de três shidos (punições) do adversário. Nas quartas de final, veio mais uma vitória no Golden Score, desta vez com um waza-ari contra Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia. E nas semifinais, um ippon no Golden Score contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev.
No skate street feminino, Rayssa Leal volta a fazer história e terminou a medalha de com o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, neste domingo. A ‘fadinha’ encerrou a disputa das finais com 253.37 pontos e se tornou a brasileira mais nova a conquistar duas medalhas em Olimpíadas diferentes.
A finalíssima foi eletrizante, com um show das skatistas no La Concorde 3. No pódio, teve dobradinha japonesa, com o ouro de Coco Yoshizawa, que somou 272,75, e a prata de Liz Akama, que totalizou 265,95 na disputa.
Rayssa Leal fica com o bronze no skate street feminino nos Jogos de Paris – Foto: REUTERS/Angelika Warmuth
Completando as conquista deste domingo a judoca paulista Larissa Pimenta se recuperou e conquistou a segunda medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024. A judoca de São Vicente saiu com o bronze na categoria até 52kg após bater a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa da medalha.
Larissa fez ótima campanha em Paris, sua segunda Olimpíada. Eliminada nas oitavas em Tóquio 2020, a paulista venceu Djamila Silva, de Cabo Verde, por ippon na estreia, e passou pela britânica Chelsie Giles por waza-ari nas oitavas. Nas quartas, veio um revés contra a francesa Amandine Buchard por waza-ari, mas Pimenta se recuperou com um ippon no Golden Score contra a alemã Mascha Ballhaus.
Larissa Pimenta conquista o bronze no judô das Olimpíadas – Foto: Reuters