Olímpias de Paris 2024: nem a chuva apagou o brilho da majestosa festa de abertura
Torre Eiffel é iluminada durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 – Foto: Françoise Xavier Marit/via Reuters
Nem a chuva intensa apagou o brilho da festa da majestosa solenidade de abertura da Olímpiada de Paris 2024, nesta sexta-feira (26), o evento marcou oficialmente o início dos Jogos Olímpicos na capital francesa.
Pela primeira vez na história, a cerimônia não aconteceu em um estádio. Ela teve cartões-postais de Paris como palco: o Rio Sena, a Torre Eiffel, o Trocadéro e os jardins das Tulherias.
Pira olímpica é vista após ser acesa durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. — Foto: Mike Blake/Reuters
Os barcos deslizavam na correnteza do Rio Sena. Veio a noite, e Paris brilhou ainda mais. E quando o fogo ilumina Paris, o sol está brilhando do outro lado do mundo. Na Polinésia Francesa, os atletas do surfe também participaram da cerimônia.
Lady Gaga se apresenta na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris — Foto: Aleksandra Szmigiel/REUTERS
Foi uma cerimônia tão diferente, que teve espaço até para uma inauguração: dez estátuas de mulheres, grandes francesas da história que vão ficar para sempre nas margens do Sena.
Paris, após a abertura dos Jogos Olímpicos nunca mais será a mesma. A terra da liberdade, igualdade e fraternidade ofereceu um espetáculo de perfeição, elegância e amizade. E o mundo assistiu, ao vivo, a França fazer outra revolução.
Após o desfile pelo Rio Sena, a bandeira olímpica foi hasteada no Trocadéro, praça no centro de Paris, em um momento poderoso da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Bandeira olímpica é hasteada de cabeça na Cerimônia de Abertura – Foto: REUTERS/Phil Noble
Primeiro, um cavaleiro misterioso carregou o item num cavalo de metal pelo Sena. Depois, a bandeira seguiu com um diferente cavaleiro sobre um cavalo de verdade.
Cavaleiro portador da tocha cavalga pelo rio Sena em um cavalo de metal com a bandeira olímpica / Adnan Abidi/Reuters
Em marcha, o cavaleiro seguiu pela via, enquanto voluntários levavam as bandeiras de todos os países participantes da Olimpíada, criando uma espécie de procissão da bandeira olímpica.
O hino olímpico soou enquanto a bandeira era hasteada na fria noite parisiense. Porém, a organização cometeu uma gafe: o símbolo olímpico foi pendurado ao contrário.
Delegação verde e amarela foi a 29ª a desfilar na Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris,desfila com 50 atletas e mostra animação no Rio Sena.
Delegação da Grécia começa a cerimônia de abertura de abertura das Olímpiadas de Paris 2024 – Foto: Angelika Warmuth/Reuters
Atletas da delegação brasileira na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024Lars Baron/Getty Imagens
Integrantes da delegação brasileira aguardam para participar da cerimônia de abertura da Olimpíadas de 2024 – Foto: Carl De Souza/via Reuters