OTAN pediu a Zelensky para “encontrar forma de reparar” relação com Trump

Foto: Divulgação
O que eu disse ao presidente Zelensky foi: “Acredito, caro Volodymyr, que você precisa encontrar uma forma de reparar sua relação com Donald Trump e com a administração norte-americana”, afirmou Mark Rutte à BBE.
O secretário-geral da OTAN destacou ainda a necessidade de a Ucrânia, a União Europeia e os aliados transatlânticos estarem unidos.
Rutte classificou o episódio como “infeliz” e afirmou que a relação de Kiev com Washington atingiu seu pior momento. Contudo, disse que conversou duas vezes com Zelensky após o desentendimento e aconselhou o líder ucraniano a “dar crédito a Trump“ .
Ele ressaltou que durante o 1º mandato do republicano, a Casa Branca autorizou a venda do sistema de mísseis antitanque Javelin em 2019. “Sem os mísseis, em 2022, quando a invasão total começou, a Ucrânia não estaria em lugar algum”, declarou.
“Eu disse a ele que realmente precisamos dar a Trump o crédito pelo que fez, pelo que os Estados Unidos fizeram e pelo que ainda estão fazendo”.
“Precisamos nos manter unidos, os Estados Unidos, a Ucrânia e a Europa, para trazer uma paz duradoura à Ucrânia”, acrescentou.
A visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca na sexta-feira se transformou em um confronto verbal quando Donald Trump e seu vice-presidente, JD Vance, acusaram o líder ucraniano de não ser grato pela ajuda norte-americana e de recusar conversas de paz.
O confronto levou o presidente ucraniano a abandonar prematuramente a Casa Branca, sem assinar o acordo previsto sobre minerais.