Pacheco declara apoio a Alcolumbre, para seu sucessor no Senado Federal
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) declarou apoio ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) para ser seu sucessor – Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como seu sucessor no comando da Casa. As eleições acontecem em fevereiro do ano que vem. Outros dois nomes já foram citados como possíveis concorrentes, ambos do partido de Pacheco: os senadores Eliziane Gama (MA) e Otto Alencar (BA), líder da bancada.
O PSD deve se reunir na terça-feira da próxima semana (12/11) para discutir o assunto. Pacheco adiantou que sua declaração trata-se de uma posição “pessoal”. “Minha posição de apoio a Davi Alcolumbre é clara e conhecida. Ele teve sua continuidade na presidência interrompida em 2021 devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que interpretou que a reeleição não seria permitida sem mudança de legislatura”, declarou hoje na saída do 2º Simpósio da Liberdade Econômica, em Brasília.
Pacheco acrescentou que respeitou a decisão do STF, mas que defende a decisão de Alcolumbre em voltar a disputar a presidência do Senado. Embora tenha se posicionado, o parlamentar afirmou que se manterá a isento ao longo processo de escolha da sua sucessão.
A expectativa é que o PSD siga a palavra de Pacheco e apoie Alcolumbre, por conta da forte aliança que ele tem com o ex-presidente do Senado desde 2021. “Tenho uma preferência pessoal por apoiar Davi Alcolumbre, em reconhecimento a tudo o que construímos e ao apoio firme que ele me ofereceu naquele momento”, reforçou o presidente do Congresso.
fonte: correio braziliense