Papa Francisco tem agravamento na saúde, está em condição “crítica” com crise asmática, anemia e queda de plaquetas

Foto: Divulgação / Metrópoles
Boletim médico divulgado na tarde deste sábado (22), indica uma piora do estado de saúde do papa Francisco. Segundo o comunicado do Vaticano, o papa teve um crise respiratória asmática prolongada e sua condição é “crítica”.
Por conta da falta de ar, foi necessária a aplicação de uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Ainda de acordo com o boletim médico, exames de sangue revelaram uma “trombocitopenia, associada à uma anemia o que exigiu a administração de transfusões de sangue”.
Na análise do pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o quadro sinaliza um agravamento considerável nas condições de saúde do pontífice, de 88 anos. Segundo explicou o médico, o alto fluxo de oxigênio é uma terapia respiratória não invasiva cujo objetivo é fornecer oxigênio ao paciente.
“O cateter nasal de alto fluxo de oxigênio fica no nariz e injeta oxigênio para dentro dos pulmões por pressão”, explicou o pneumologista. “O uso dessa terapia indica uma insuficiência respiratória grave, com risco até de intubação.”

Papa Francisco – Foto: Alberto PIZZOLI / AF
Segundo Elie Fiss, os resultados do exame de sangue também indicam um agravamento do quadro.
Ao longo da semana, diante das atualizações sobre o estado de saúde do Papa Francisco, homenagens foram realizadas em diversas partes do mundo. No Brasil, o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, projetou a imagem do pontífice no monumento como uma mensagem de apoio e desejo de sua recuperação.
“Elevamos nossas preces pela recuperação do Santo Padre, para que Deus lhe conceda saúde, força e paz. Que nosso coração se una em fé e esperança neste momento”, escreveu o santuário.
Há vigília diante do hospital, em Roma, e em países latino-americanos. Em Buenos Aires, onde o papa trabalhou antes de assumir o posto, a imagem dele foi projetada no Obelisco.

Religiosos rezam em frente ao hospital onde o papa está internado, em Roma – Foto: Alessandra Tarantino/AP
Fiéis católicos fazem vigília pela saúde do papa Francisco, que está internado em Roma para tratar problemas respiratórios.
Católicos também estão reunidos na Cidade do México, segundo a agência Reuters.
“Como ele é latino, fala nossa língua e compartilha sentimentos da comunidade, porque viemos de uma cultura semelhante”, diz Grisel Jimenez, que foi à Basílica de Guadalupe, na capital mexicana.

Imagem do papa é projetada no obelisco de Buenos Aires – Foto: Natacha Pisarenko/AP