Esporte

Paralimpídas 2024: Ana Carolina conquista o ouro no taekwondo; Silvana Fernandes é bronze

Ana Carolina Moura é ouro no taekwondo – Paralimpíadas 2024 – Foto: Silvio Ávila/CPB

O segundo dia de disputas das Paralimpíadas foi recheado de conquistas para o Brasil. Depois de três medalhas de ouro no atletismo, o país fechou a sexta-feira em Paris no alto do pódio também no taekwondo. Mesmo com a torcida contra, Ana Carolina Silva brilhou contra a francesa Djelika Diallo e garantiu o título na categoria até 65kg, em sua estreia nos Jogos Paralímpicos. Silvana Fernandes também subiu ao pódio, com o bronze na categoria até 57kg, ao derrotar a cazaque Kamilya Dosmalova.

A disputa pelo outro foi muito acirrada contra a francesa Djelika Diallo. No último minuto, a brasileira conseguiu abrir quatro pontos de vantagem, fazendo com que a adversária fosse para cima, abrindo a guarda. A brasileira aproveitou o bom momento para aumentar a diferença no placar e depois só administrar até garantir o ouro por 13 a 7.

Depois da conquista, a brasileira ainda protagonizou um momento emocionante ao puxar a sua rival e a técnica dela para comemorarem junto com ela e seu técnico.

Nas quartas de final, a brasileira enfrentou a grega Christina Gkentzou e venceu por 11 a 7. A semifinal teve um placar mais elástico, a mineira derrotou a camaronesa Marie Antoinnette Dassi por 21 a 1.

Ana Carolina conquista ouro no taekwondo (até 65kg) – Foto: Elsa/Getty Images

Silvana é bronze na categoria até 57kg

Na disputa pelo bronze, Silvana dominou durante toda a luta, abrindo boa vantagem, garantindo a vitória com folga por 28 a 3. O caminho até o bronze começou com uma vitória sobre Palesha Goverdhan nas quartas venceu por 10 a 8. Na semifinal, a brasileira foi derrotada por Li Yujie por 17 a 13.

-Sensação única. Vim de uma semifinal bem difícil, mas entendi que era parte do jogo. Ergui a cabeça e prometi pra mim mesma e pro Brasil que daqui eu não saía sem o bronze – completou Silvana.

O Brasil teria a chance de conseguir mais uma medalha, mas dessa vez no masculino. Nathan Torquato iria disputar o bronze, porém sofre uma lesão no fim da luta pela semifinal do taekkwondo na categoria até 63kg, nesta sexta-feira, e saiu carregado. O brasileiro sofreu uma entorse no joelho esquerdo e não participará mais das Paralimpíadas de Paris 2024.

fonte: ge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo