Brasil

Paulo Pimenta é nomeado autoridade federal no RS

Paulo Pimenta – Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Paulo Pimenta para atuar como autoridade federal na nova estrutura. O cargo será o de ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

O ministro deve ser anunciado nesta quarta-feira 15, quando serão divulgadas novas medidas de socorro à população gaúcha em uma nova visita de Lula ao estado. Esta será a terceira ido do presidente ao RS desde o início da crise climática, no fim de abril.

Pimenta, que nasceu em Santa Maria (RS), é deputado federal licenciado. O ministro tem sido visto como uma liderança no governo Lula no enfrentamento à calamidade.

O atual ocupante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica deve assumir o posto nesta quarta-feira (15) durante viagem do petista ao estado gaúcho.

Para o lugar de Pimenta, Lula ainda não escolheu um nome. No momento, assumirá um interino – o jornalista Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República. O favorito do petista é o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até esta terça-feira 14, um total de 149 mortes em decorrência das chuvas e enchentes. O estado tem, ainda, 122 pessoas desaparecidas, segundo boletim divulgado às 18h.

O total de desalojados pelas enchentes chega a 538.245 pessoas. E os efeitos dos temporais já são sentidos por dois em cada dez moradores do Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo