Paulo Vargas e Sesi/Senai: sintonia perfeita
Já tive o privilégio de escrever algumas linhas sobre o grande economista Paulo Vargas (PV) para jornal Diário da Manhã. E agora o faço, com prazer, para o Jornal Universo Online, editado pelo meu querido amigo Isaac Epitácio. Natural da vizinha cidade de Leopoldo Bulhões, PV, que tem especializações em Administração de Empresas e Planejamento Estratégico, dedicou praticamente toda uma vida ao SESI/SENAI, duas instituições do Sistema S.
Hoje, ele integra a equipe de executivos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), exercendo os cargos de Diretor Regional do SENAI, Superintendente do SESI e Coordenador Administrativo das áreas compartilhadas das instituições, além de ser membro do Comitê Executivo de Planejamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Contribui efetivamente para o desenvolvimento sustentável e à competitividade da indústria de Goiás.
A verdade é que SESI e SENAI atuam como provedores de soluções para a indústria, contribuindo para elevar a competitividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. E realiza um trabalho tão significativo, que, hoje, são instituições reconhecidas como parceiras indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do país, especialmente no setor industrial. PV faz questão de atribuir o crédito das realizações do SESI e do SENAI à toda equipe de colaboradores, dos integrantes dos Conselhos Regionais e dos Departamentos Nacionais das instituições, bem como da Diretoria da FIEG. “E, sobretudo, dos clientes pela confiança depositada em nós”, enfatiza.
Sintonizado com o meio empresarial e órgãos do governo, Paulo Vargas tem procurado orientar as ações do SENAI e do SESI de forma a interiorizar as oportunidades de qualificação técnica e educação básica nos principais polos e cidades do interior do Estado. Os resultados desse planejamento têm permitido ao SENAI ampliar significativamente as ofertas de gratuidade de capacitação técnica a população, em especial aos mais jovens que aspiram adentrar ao mercado de trabalho.
O SENAI, em forma de ação conjunta com Prefeituras, Sindicatos, Empresas, está levando oportunidades de qualificação profissional para mais perto da população, interiorizando o atendimento. O SESI foi e está sendo beneficiado com uma série de melhoramentos, ampliações, reformas e adaptações em suas unidades, o que permitiu a instituição fazer mais para o trabalhador da indústria em Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social.
Todos os anos, são construídos ou reformados ginásios de esportes, salas de aulas, laboratórios. Em algumas unidades, destaca-se a Escola de Tempo Integral para as séries iniciais do ensino fundamental. Iniciativa conjunta do SESI e SENAI, é exemplo para todo o País o EBEP, Ensino Básico articulado com Educação Profissional, formando técnicos de nível médio em diversas habilitações para a indústria. Afora os projetos Atleta do Futuro, Cozinha Brasil e as ações de Educação Corporativa por meio das Unidades Móveis de Inclusão Digital e Multiuso, bem como as ações de qualificação básica do SENAI para os portadores de necessidades especiais, possibilitando-lhes melhores condições de acessar a colocações no mercado de trabalho.
Em meio à forte demanda das indústrias por profissionais qualificados, Paulo Vargas está à frente da execução, até 2026, de arrojado projeto de investimentos de quase 1 bilhão de reais destinado à ampliação e modernização da Rede de Ensino SESI e SENAI no Estado, contemplando Educação Básica, Profissional e Tecnológica, além da construção de novas unidades, a exemplo de Mineiros, no Sudoeste Goiano, e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.
Enfim, em Goiás, o SESI e o SENAI, nos últimos anos, ampliaram suas áreas de atuação e marcam presença estrategicamente em todos os polos produtivos do Estado. Importante ressaltar que o nome Paulo Vargas, um homem a respeitar, está identificado com todas as ações do SESI e SENAI. Humilde, considera-se apenas uma engrenagem nesse trabalho emocionante. O certo é que PV já foi alvo de reconhecimentos públicos que emocionam e gratificam qualquer ser humano. Entre eles, destacamos: Comenda Gomes de Souza Ramos – Anápolis/2012; Comenda Portal do Araguaia – Aruanã; Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera – Estado de Goiás/2007; Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira – Assembleia Legislativa/2006; Medalha do Mérito Ministro Aquino Porto – Simelgo; Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás – 2008; e Comenda Luiz Caiado de Godoy, da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás – 2015.
E, recentemente, ele foi alvo de nova homenagem. Recebeu da Câmara Municipal de Goiânia o Título Honorífico de Cidadão Goianiense, uma iniciativa do vereador Elias Vaz (PSB), aprovada pela unanimidade dos seus pares. A solenidade de entrega da honraria aconteceu no Auditório João Bennio, da FIEG, na Casa da Indústria, Setor Leste Vila Nova. Mais um justo reconhecimento a esse grande profissional, haja vista que há 60 anos reside em Goiânia e sempre buscou oferecer o melhor de si para o engrandecimento da nossa Capital.
João Nascimento, jornalista