O governador Ronaldo Caiado participa, nesta segunda-feira (13/3), às 19h, do lançamento da 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. O evento, realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), será de 18 a 28 de maio.
Como marco inicial dos preparativos, representantes do setor e autoridades goianas reúnem-se hoje no Melt Cozinha e Fogo, Fazenda Santa Cruz, em Goiânia.
A edição deste ano é a segunda realizada após a pandemia e marca o retorno de grandes shows à programação. O roteiro também inclui exposições de animais, parque infantil e bares no parque do setor Nova Vila.
Sem ser realizada desde 2020, a 76ª Exposição Agropecuária de Goiás volta este ano, de 18 a 28 de maio. Durante o lançamento do evento, o governo Ronaldo Caiado (União Brasil) falou da retomada da Pecuária de Goiânia após três anos de pandemia. “Faz parte da nossa cultura, da nossa história, do que é sustentáculo do nosso Estado de Goiás, que é a agropecuária, um diferencial enorme”, disse.
“Nós estamos focados na parte agropecuária da exposição”, disse o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto.
Os visitantes poderão conferir exposições de animais, que também atenderão ao interesse de produtores rurais. Com essas atrações, o evento fomenta a economia local. “Nós vamos ter exposições de animais de diversas raças, palestras técnicas e também a presença de empresas do ramo agropecuário, de maquinários, além da demostração de tecnologias e soluções para os pecuaristas”, afirmou.
No ano passado, o evento foi realizado em proporções menores devido à exigência de restrição de quantidade de pessoas no cenário à época da pandemia. Agora, os goianos podem tirar as botas e jaquetas do armário para “arrastar o pé” nos shows e exposições.
Exportação
Em coletiva à imprensa, Caiado ressaltou a suspensão de exportação de carne devido ao chamado “mal da vaca louca”. O governo argumenta que essa paralisação prejudica e que não poderia ser interrompida a venda de cortes bovinos, já que foi comprovado que a doença não apresenta índice de transmissão. “Foi achada no Pará uma forma totalmente atípica, além de não contaminante. Isso [a paralisação] para Goiás é algo que nos prejudica, mas acreditamos que esse processo será revertido em curto espaço de tempo”, pondera.
Atrações
Além das tradicionais exposições, os goianenses vão poder curtir shows de Léo Santanna, Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Simone Mendes, Murilo Huff, Guilherme e Benuto, Israel e Rodolfo, Hugo & Guilherme, e Diego e Victor Hugo. “Nossa metodologia é reconstruir no público o desejo de ir à exposição, então buscamos os grandes nomes da música e nosso foco é para que o grande público consiga ir”, declarou o proprietário da Workshow, Juliano Carrilho.
Os ingressos para a Pecuária durante a semana por 10 reais. Já aos sábados, domingos e feriados (quando ocorrerão os shows), a entrada é de 60 reais, com a meia a 30 reais.