Pesquisa Datafolha: Lula 47%, Bolsonaro 32% e Ciro 7%
Foi divulga nessa quinta-feira (18/08), às 18h45, a nova pesquisa eleitoral 2022 do instituto Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
O levantamento foi feito entre 16 e 18 de agosto, Lula tem 47% e Bolsonaro tem 32%; Ciro vem em seguida com 7% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 12/08 sob o número BR-09404/2022, portanto, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael.
Essa foi a primeira pesquisa desde o início do pagamento do Auxílio Brasil com um novo valor de R$ 600,00, medida tomada pelo governo Bolsonaro que suscita esperanças de que a campanha do presidente seja alavancada. Além disso, a pesquisa mostrou o cenário no início da campanha eleitoral de forma oficial: desde o dia (16/08), os candidatos estão permitidos a fazer comícios, pedir votos e distribuir material de campanha.
É também o primeiro levantamento sem André Janones (Avante), que abandonou a corrida presidencial para apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros nomes que saem da lista são de Pablo Marçal (Pros), que teve a candidatura retirada pelo partido, e de Luciano Bivar (União Brasil), substituído pela correligionária Soraya Thronicke.
Na pesquisa anterior, divulgada em 27 de julho, Lula aparecia com 47% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro(PL) tinha 29%. Já Ciro Gomes chegava a 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) tinha 2%.
Lula manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à pesquisa anterior, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).
Intenção de voto estimulada
1º. Lula (PT): 47%;
2º. Jair Bolsonaro (PL): 32%;
3º. Ciro Gomes (PDT): 7%;
4º. Simone Tebet (MDB) 2%;
5º. Vera (PSTU): 1%;
Pablo Marçal (PROS): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Felipe d´Avila (NOVO): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabem: 2%
O novo levamento mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%. Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
Votos válidos
Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%:
Lula (PT): 51%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 2%
Vera (PSTU): 1%
Pablo Marçal (PROS): 1%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Felipe d’Avila (NOVO): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 54% das intenções de voto e o atual presidente, 37%.
juo