Pesquisa Serpes/O Popular, aponta empata técnico entre Vanderlan e Adriana Accorsi, além do crescimento de Sandro Mabel em Goiânia
Pré-candidatos à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT) e Sandro Mabel (UB) – Foto: Divulgação
A primeira rodada da Pesquisa Serpes/O Popular, para a eleição à Prefeita de Goiânia, divulgada neste sábado (20) aponta empata técnico entre o senador Vanderlan Cardoso (PSD) com 20% e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) 19% das intenções de voto em Goiânia, seguidos pré-candidato da base aliada do governador Caiado, o empresário Sandro Mabel (UB) 14,8%. O que chama atenção é o crescimento de Sandro Mabel e o alto índice de rejeição do atual prefeito da Capital, Rogério Cruz (SD) com 43%. O levantamento na capital foi realizado nos dias 14 e 15 de julho.
Na sequência aparecem o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) com 7,2% e o prefeito Rogério Cruz (SD), com 7%. O jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) soma 3,8%. O empresário Leonardo Rizzo (Novo) aparece com 1,5% e o professor Pantaleão tem (UP) 1,3%.
Na pesquisa espontânea quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, a candidata do PT lidera. Adriana aparece com 7%. Logo em seguida aparecem Mabel (5,3%) e Vanderlan (5,2%). Fred tem 3,7%, enquanto Rogério Cruz soma 3,5% e Matheus Ribeiro alcança 1,2%.
Dois nomes que não vão disputar a Prefeitura de Goiânia foram citados. Gustavo Gayer aparece com 0,8% e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha com 0,4%.
O resultado do levantamento é da pesquisa estimulada, quando os nome dos pré-candidatos são apresentados. O instituto ouviu 601 eleitores em Goiânia. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Vanderlan Cardoso foi um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro em Goiás, considerado de extrema-direita, tanto que optou por apoiar o capitão nas eleições de 2022, em detrimento do apoio ao governador Ronaldo Caiado (UB), que havia o apoiado nas eleições municipais de 2020.
Distante politicamente de Caiado desde o fim das eleições de 2020, quando recebeu o apoio do governador e não retribuiu esse apoio nas eleições de 2022, o senador ainda não se decidiu sobre uma nova candidatura para prefeito em Goiânia, sobretudo, dizem os analistas, porque não vislumbraria, no momento, estrutura política/partidária suficientemente capaz de sustentar uma candidatura minimamente viável.
A primeira radiografia capturada pela pesquisa Serpes, mostra um cenário de disputa acirrada na capital, entre três dos oito candidatos, Adriana Accosi (PT), Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (UB), destacam na corrida eleitoral, ao paço municipal de Goiânia.
Considerado um forte candidato para a disputa municipal, principalmente pelo seu resultados das últimas eleições em Goiânia, a avaliação é que a falta de uma estrutura partidária, de alianças que reúnam chapas competitivas de vereadores e proximidade com demais lideranças, pode dificultar a caminhada de Vanderlan e sua chegada a um eventual segundo turno das eleições em Goiânia.
Nesse cenário, Sandro Mabel (UB) deverá estar no segundo turno da corrida ao paço municipal com Adriana Accorsi (PT).
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-07066/2024.