PF cumpre mandados em 7 cidades de Goiás, em operação que investiga fraudes no sistema de regulação do SUS
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (13), mandados de prisão em 7 cidades de Goiás, em uma operação que investiga fraudes no sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Políticos e secretários de Saúde estão entre os investigados.
Os mandados estão sendo cumpridos em Goiânia, Senador Canedo, Pirenópolis, Matrinchã, Goianápolis, Buriti Alegre e Posse. Além de políticos, secretários de Saúde também estão entre os suspeitos.
A “Operação Troco” tem o objetivo de investigar possíveis fraudes no SUS nos municípios do interior do estado, em gestões entre os anos de 2016 e 2020. Um total de 48 policiais federais estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder.
A investigação apontou que empresas ligadas a gestão dos sistemas de saúde no estado manipulavam o sistema de regulação através de contratos com as prefeituras. As manipulações aconteciam no sistema do vale exame e os representantes das empresas investigadas, ao adicionar dados falsos nos sistemas, conseguiam desviavam a cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em favor de outros.
A manipulação do sistema inha como objetivo realizar favores políticos e dar continuidade da empresa como contratada do município beneficiado. Elementos de prova que apontam o pagamento dessas vantagens indevidas em favor dos servidores públicos, como prefeito e secretários municipais de saúde, foram colhidos.
Os crimes investigados são inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa, corrupção passiva e fraude ao caráter competitivo de licitação.