Cidades

PF faz buscas e apreensão contra o deputado estadual Amauri Ribeiro

O deputado goiano Amauri Ribeiro (União Brasil) é o alvo da 15ª Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira 29, pela Polícia Federal. O parlamentar, em junho, confessou ter financiado golpistas que depredaram Brasília durante um discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Na ocasião, desafiou as autoridades “Me prendam” .

Apesar do ‘pedido’, ele não foi alvo de um mandado de prisão. Nesta terça, a Polícia Federal cumpre apenas dois mandados de busca e apreensão nos endereços do parlamentar. Um dos mandados é no gabinete do político em Goiânia e outro na sua residência, em Piracanjuba, no sul do Estado de Goiás.

Demóstenes Torres, advogado do deputado, disse que o celular dele foi apreendido. “A defesa pedirá acesso aos autos que originaram a medida cautelar de busca e apreensão”, disse.

De acordo com a PF, os fatos investigados pela operação de hoje “constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.”

A operação desta terça foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo