Polícia

PMs são investigados por corrupção e agiotagem com movimentações semanais milionárias, em Goiás

Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em conjunto com a Poílicia Militar do Estado de Goiás, através da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO), deflagosu em Mineiros-GO e em Londrina-PR, operação para desarticular um grupo de policiais militares e outros envolvidos, por indícios de práticas como revenda de produtos contrabandeados e uso de empresas de fachada e “laranjas” para ocultação de valores.

O grupo tinha um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, e também atuava com a agiotagem, com movimentações milionárias, ainda não há informações sobre valores obtidos, nem há quanto tempo o grupo criminoso formado na maioria por policiais militares estaria agindo naquela região.

Pelo que já foi apurado, os policiais, ou cobravam propina para liberar a entrada de cargas ilegais no Estado de Goiás, ou apreendiam os produtos, de maneira ilegal, para depois os revenderem. Comerciantes e moradores de Jataí e Mineiros suspeitos de fazer parte do esquema também estão sendo investigados.

Segundo o comandante geral, já estavam sem o porte de arma, e afastados do serviço haviam algumas semanas. “Foi a própria PM quem, após receber várias denúncias, e constatar que a movimentação financeira dos acusados era incompatível com o que recebiam, informou o caso à PF, e imediatamente afastou todos eles”, afirmou Marcelo Granja.

A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares de suas funções. Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria acompanhou presencialmente todas as ações e adotará as medidas administrativas cabíveis, de acordo com a legislação e com os princípios de ética e disciplina da Instituição.

Nota da Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de Goiás informa que, na manhã desta terça-feira (04/11/2025), foi deflagrada, em ação conjunta com a Polícia Federal, a Operação Scutum.

A operação teve início a partir de relatórios de inteligência elaborados pela Polícia Militar e encaminhados à Polícia Federal, culminando no cumprimento de mandados de busca e apreensão contra diversos investigados, entre eles cinco militares da Corporação, suspeitos de envolvimento em crimes como contrabando/descaminho, corrupção, extorsão, lavagem de dinheiro, agiotagem e associação criminosa.

A primeira fase da operação foi realizada no município de Mineiros (GO), com desdobramentos na cidade de Londrina (PR).

Ao término dessa etapa inicial, após o cumprimento dos mandados, foram apreendidos objetos e documentos, além da realização de oitivas de suspeitos e de testemunhas consideradas fundamentais para a investigação. Todo o material recolhido será analisado pela Polícia Judiciária, que dará sequência às diligências e procedimentos legais.

A Corregedoria da Polícia Militar acompanhou presencialmente todas as ações e adotará as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente e com os princípios de ética e disciplina da Instituição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo