Polícia

Polícia indicia homem que ameaçou advogado de Lula em aeroporto por três crimes

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou Luiz Carlos Basseto Júnior pelos crimes de ameaça, injúria e incitação ao crime, previstos no Código Penal. Ele é o autor das ameaças ao advogado do presidente Lula (PT), Cristiano Zanin, em um banheiro do Aeroporto de Brasília em 11 de janeiro.

Zanin escovava os dentes no momento em que o homem se aproximou e gravou as imagens. O agressor chamou o advogado de “vagabundo”, “safado”, “bandido” e “corrupto”. Na sequência, fez uma ameaça direta.

“Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”, afirmou. Depois, disse que Zanin “tem que tomar um pau de todo mundo que está andando na rua”. O advogado não devolveu as ofensas.

Ao apresentar o indiciamento, a Polícia Civil informou que o próprio agressor “deu ampla divulgação ao vídeo, por meio de suas redes sociais”. Da gravação, prossegue a corporação, “extrai-se a materialidade dos crimes de injúria, ameaça e incitação ao crime.

“Vale ressaltar que o ofensor – de forma extremamente acintosa – além de proferir os impropérios e ameaças, praticamente deixa a vítima encurralada”, prossegue o documento. “De mais a mais, Luiz Carlos, ao dizer que a vítima ‘(…) Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua (…)’ e dar ampla divulgação ao vídeo, está incitando, publicamente, a pratica de crime de lesão corporal contra o senhor Cristiano.”

O Termo Circunstanciado foi enviado nesta quarta-feira 25 ao 2º Juizado Especial Criminal de Brasília.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo