Em entrevista à Rádio CBN, gestor disse que a coleta de lixo será normalizada até o próximo domingo (23/10). Ele explicou que serviço foi prejudicado pela falta de caminhões devido a problemas na manutenção e que nova leva de veículos já está nas ruas. Prefeito também anunciou duas licitações para o serviço de coleta – uma que já começa essa semana, para contratação de 30 caminhões novos, e outra definitiva, que vai resolver de vez o problema da coleta de lixo em Goiânia
Em entrevista à Rádio CBN, nesta quarta-feira (18/10), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse que a coleta de lixo será normalizada até o próximo domingo (23/10). Segundo ele, o serviço foi prejudicado pela falta de caminhões devido a problemas na manutenção. O prefeito frisou que hoje a Companhia já disponibilizou 40 caminhões para o serviço e anunciou que nos próximos dias vai iniciar um processo de licitação para a contratação de 30 novos caminhões.
“Para essa situação emergencial, hoje começamos a trabalhar com 40 compactadores nas ruas, nos três turnos. Estávamos, nos últimos dias, com apenas 20, quer dizer, dobramos o número de veículos na coleta e acredito que até domingo o serviço já estará em dia”, afirmou Rogério Cruz.
Além disso, a Prefeitura fará outra licitação definitiva em breve para resolver de vez o problema da coleta de lixo em Goiânia, com a contratação de uma empresa que assumirá o serviço. Rogério Cruz ainda lembrou que os problemas da Comurg existem há anos e que uma das soluções será a licitação para contração de nova empresa para o serviço de coleta.
“É preciso lembrar que os problemas da Comurg não surgiram agora, existem há muitos anos. A Comurg não é a Prefeitura, é uma empresa de economia mista. Antes, existia um modelo de contrato com a Prefeitura que não era muito bem aceito juridicamente. Remodelamos esse contrato, com todas as descrições corretas do trabalho da Comurg, fizemos ajustes, e temos cobrado diariamente as soluções para todos os problemas encontrados. Temos reuniões quase que diariamente com a Comurg”, afirmou o prefeito.
Solução de problemas históricos
Durante a entrevista, o prefeito também falou sobre o trabalho de Infraestrutura em Goiânia. “São várias ações e intervenções para resolver problemas históricos. A drenagem urbana é um dos marcos da nossa gestão: são obras que depois de prontas não são mais vistas, mas que deixam um resulta muito importante para população afetada, que não vai mais sofrer com alagamentos”, disse. “Estamos investindo mais de R$ 200 milhões em obras de drenagem”, pontuou, lembrando que além das obras corretivas, a Prefeitura faz drenagem em bairros que não contavam com o benefício, a exemplo do setor Chácaras Maringá, que já teve as obras inauguradas, incluindo asfalto, e de bairros como Jardim Novo Petrópolis, Chácaras São Joaquim e Solar Ville, cujas obras estão em fase final.
Questionado sobre o transporte público, Rogério Cruz disse que a gestão trabalha para concluir o projeto do BRT. “A nossa luta é para que o trecho 2 seja inaugurado até o fim deste ano. Além disso, é importante lembrar que quando assumimos a Prefeitura, o transporte coletivo estava quase entrando em colapso. Nós demos o primeiro passo e melhoramos. A tarifa, por exemplo, está congelada desde 2019, graças ao subsídio assumido por nós, em parceria com o Governo do Estado e prefeituras da região Metropolitana. Também lançamos o bilhete único e o Passe Livre do Trabalhador, e outras ações”, disse.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)