Em discurso, prefeito ressaltou a história de famílias que cresceram com a Capital ao longo dos seus 90 anos. Apoio do Legislativo às ações do município também foi destaque durante solenidade
O prefeito Rogério destacou a importância de famílias que construíram suas histórias ao longo dos 90 anos de Goiânia, durante homenagem realizada aos pioneiros da Capital na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (17/10). A cerimônia homenageou 77 cidadãos, alguns na casa dos 90 anos, e crianças, representando o futuro da cidade.
“Agradeço a Deus por poder participar desta comemoração dos 90 anos da nossa Capital, ao lado de pioneiros, pessoas que construíram suas histórias na Capital. Nós sabemos que alguns nos deixaram, mas seus familiares estão aqui, crescendo com a nossa cidade. A vocês, homenageados, que têm a sua história escrita na cidade de Goiânia, reconhecemos todos os feitos realizados pela a nossa Capital”, disse Rogério.
O prefeito citou o período em que atuou como vereador, de 2013 a 2020, lembrando de como pôde contribuir como membro do Legislativo para tornar Goiânia uma cidade moderna e acolhedora. “Foram oito anos em que pude aprender e trabalhar muito ao lado desses líderes (vereadores). Quero parabenizar a Câmara Municipal de Goiânia, na pessoa do presidente Romário Policarpo, pelo apoio ao Poder Executivo e comemorar conosco os 90 anos da Cidade de Goiânia. Esta Casa tem a sua história entrelaçada com a Capital”, afirmou.
O presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo, aproveitou a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, representante do Governo Federal, para ressaltar que pela primeira vez em 90 anos a Capital conta com um presidente do Legislativo e um prefeito negros. “Goiânia é uma cidade diversificada, construída por todos os povos de todos os estados. Talvez no Brasil não exista uma miscigenação tão grande quanto na cidade de Goiânia. É uma Capital acolhedora e gentil”, pontuou.
A ministra Anielle parabenizou a Capital pelos esforços contra o racismo e qualificou Goiânia como um exemplo para o país. “Goiânia vem dando grande exemplo de atuação junto à política de promoção de igualdade racial ao integrar o sistema nacional. Goiânia institucionaliza o compromisso para a construção de uma sociedade antirracista”, discursou.
O secretário de Governo, Jovair Arantes, destacou que Goiânia é muito nova e que é preciso cuidados redobrados para entregar os serviços que uma cidade dessa importância precisa. “A nossa Capital tem feito a festa junto do povo, homenageando todos os setores da sociedade. Hoje estamos homenageando homens e mulheres brilhantes, que já estão na casa dos 90 anos e vivenciaram toda a história da cidade. A Câmara abriu suas portas e vamos hoje reconhecer a contribuição desses pioneiros”, disse.
Homenageados
Ao todo, 77 cidadãos, dentre eles pioneiros da cidade, alguns com 90 anos, e bebês, simbolizando o futuro da Capital, foram homenageados na Câmara Municipal. Antônia Renilda Borges, de 75 anos, foi uma das que recebeu a honraria. Ao lado de outra homenageada, Divina Ferreira da Silva, de 70 anos, ela expressou a alegria de vivenciar a festa. “Eu me sinto muito grata a Deus por mais um dia. Fico muito feliz”, afirmou.
Rayane Ferreira Gonçalves, de 33 anos, é mãe do Rael Luiz, de quatro meses. A criança também foi homenageada e irá crescer junto com a Capital. “É uma honra estar aqui. Meu filho nasceu e será criado aqui, a cidade da nossa família”, afirmou.
A ação faz parte da programação em comemoração aos 90 anos de Goiânia, comemorado no próximo dia 24 de outubro. A Orquestra Sinfônica de Goiânia realizou uma apresentação durante a cerimônia.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia