CidadesGoiânia

Prefeito Rogério inaugura a primeira sede própria do Conselho Municipal de Saúde

Solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (04/08). O prédio de 609 m² de área construída passou por completa revitalização. “Desde o início da gestão, trabalhamos para proporcionar um espaço mais adequado para o Conselho e seus colaboradores”, destacou o prefeito

O prefeito Rogério Cruz inaugurou a primeira sede própria do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na manhã desta sexta-feira (04/08). O prédio tem 609 m² de área construída no Setor Leste Vila Nova, onde já funciona a Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP), e passou por completa revitalização. Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do Conselho e a satisfação em entregar um ambiente adequado aos profissionais de saúde.

Fotos: Jucimar de Sousa

“É gratificante para nós podermos inaugurar a primeira sede própria da história do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. Desde o início da gestão, trabalhamos para proporcionar um espaço mais adequado para o Conselho e seus colaboradores. O CMS trabalha em prol do desenvolvimento da Saúde do nosso município, fiscalizando e trazendo sugestões de políticas públicas”, destacou o prefeito Rogério.

O prefeito também frisou a preocupação da gestão em proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos e aos servidores públicos do município. “Tudo o que nós pudermos fazer para trazer qualidade de vida ao cidadão, vamos fazer e estamos fazendo. Somente na saúde, são 21 obras em andamento no momento”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, enfatizou a parceria entre a pasta e o Conselho, consolidada pelas ações da gestão Rogério Cruz. “A gestão do prefeito Rogério cumpre o compromisso com a Saúde do município. O Conselho Municipal de Saúde é um importante órgão de cogestão da Secretaria Municipal de Saúde, em que se discutem as políticas públicas de saúde”, disse.

O titular da pasta de Saúde lembrou também da importância em concentrar o Conselho e a Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) em um só espaço requalificado. “O Conselho, que é um local que precisa de profissionais qualificados, agora está junto à Escola Municipal de Saúde Pública. Cada vez mais, os conselheiros estarão mais treinados e qualificados para ajudar na gestão de Goiânia”, celebrou.

“Conquista para Goiânia”
A deputada federal Adriana Accorsi parabenizou o prefeito e reafirmou a parceria com a Prefeitura de Goiânia em prol da população. “Quero parabenizar o prefeito Rogério por mais essa conquista para o nosso povo goianiense. Parabéns por valorizar os trabalhadores da saúde, nossos anjos da guarda. Estou muito honrada em participar desse momento histórico tão importante para a saúde municipal”, disse.

A presidente do Conselho, Celidalva Souza Bittencourt, também comemorou a nova sede. “Foram 32 anos sonhando com esse momento. Graças ao prefeito Rogério e ao secretário Durval, eis aqui a grande conquista do Conselho Municipal de Saúde: nossa sede. É um reconhecimento da importância do controle social e da consolidação do SUS em Goiânia. Dentro dessa gestão, o controle social tem espaço para trabalhar pela saúde do município, com dignidade e respeito”, afirmou.

Dentre os serviços realizados para revitalização do espaço da nova sede do Conselho, estão: revisão geral do telhado para solucionar infiltrações existentes; readequação das instalações elétricas; pintura interna em toda edificação; reorganização de layout para atendimento às necessidades das unidades instaladas; recuperação de condições de uso dos banheiros/sanitários; readequação da área de convivência dos funcionários; intervenção na região do auditório para atendimento de normas de acessibilidade; adequação/modernização de todas as janelas e portas; recuperação geral do forro e do piso de marmorite (granitina); readequação da fachada da unidade e implantação de comunicação visual atual.

Conselho Municipal de Saúde

  • O CMS Goiânia foi criado pelo Decreto Municipal nº 1.426 de 14 de novembro de 1991, alterado pelo Decreto nº 2.486 de 11 de novembro de 1993 e sancionado através da Lei 8.088/2002.
  • Ele é composto por 64 membros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, com representatividade disposta na Resolução nº 453 do Conselho Nacional de Saúde, que cita a paridade de segmentos, sendo 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores/prestadores.
  • Tem como finalidade, a atuação e o controle da execução da política das ações e serviços de saúde de qualquer natureza, bem como os aspectos econômicos, financeiros e recursos humanos, parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as instâncias, no município de Goiânia de acordo com a legislação vigente.

Escola Municipal de Saúde Pública

  • A EMSP tem como objetivo o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação permanente, integração ensino-serviço, pesquisas e aperfeiçoamento de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Sua finalidade é transformar o processo de trabalho, orientando-o para a melhoria da qualidade do atendimento, para a equidade no cuidado e para o acesso aos serviços de saúde. Somente em 2022, 1.216 servidores passaram por algum tipo de capacitação na EMSP.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo