Cidades

Prefeitura de Aparecida levanta se explosão em usina de asfalto causa mau cheiro na Grande Goiânia

Prefeitura de Aparecida levanta se explosão em usina de asfalto causa mau cheiro na Grande Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia levanta se o acidente em uma usina de asfalto causa forte cheiro na Grande Goiânia nesta quinta-feira (10). De acordo com Claudio Everson, secretário de Meio Ambiente de Aparecida (Semma), o levantamento está sendo feito por equipes técnicas após a confirmação do incidente, que aconteceu por volta de 3h, na Fazenda Santo Antônio.

“Estamos usando equipamentos que fazem a medição da poluição atmosférica, da contaminação da água e do solo. Assim que tiver um relatório, vamos propor ações mitigatórias sobre esse processo de contaminação”, disse.

O tenente Leomar Machado, do Corpo de Bombeiros, afirmou que houve uma explosão em uma caldeira, causada por um super aquecimento ou curto-circuito, que ocasionou o derramamento de óleo no local. Segundo as investigações, o óleo seria o responsável pelo mau cheiro.

“Esse cheiro é proveniente desse produto que foi derramado lá e está exalando esse cheiro forte. Agora, o produto especificamente, os técnicos falaram que é um derivado da produção de piche, mas não falaram o nome”, explicou o tenente.

Prefeitura de Aparecida levanta se acidente em pedreira pode ter causado forte cheiro na Grande Goiânia — Foto: Júlia Alves/g1 Goiás

De acordo com a assessoria da pedreira onde fica a usina de asfalto, o proprietário disse que um curto no motor de circulação de óleo causou vazamento do líquido, houve queima do óleo e isso provocou o odor.

Moradores contaram que o cheiro é similar ao gás de cozinha e relataram mal-estar.

“Aqui no Jardim Bela Vista o cheiro está insuportável. Eu acordei 3h porque a janela estava entreaberta, fui até verificar minha válvula de gás. Está causando náuseas, o meu nariz está um pouco congestionado e estou sentindo dificuldade para respirar”, contou Maria Francisca.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que foram mobilizadas equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Defesa Civil para levantar informações sobre a possível causa do mau cheiro. Segundo a prefeitura, não foi registrado atendimento nas unidades de saúde referente ao problema (veja a nota completa abaixo).

Para a reportagem, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia afirmou que fiscais de Meio Ambiente e a equipe da Defesa Civil estão em operação para apurar o caso e instaurar medidas necessárias.

Fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo