Por meio de ações estratégicas de equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), município recebeu 75,53% do incentivo
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu implantar de forma efetiva o programa Previne Brasil, que resultou em um aumento significativo dos atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS). “Temos trabalhado constantemente para melhorar o acesso dos moradores de Goiânia aos serviços ofertados nas UBSs. Além das estratégias adotadas pelas unidades, estamos melhorando também a estrutura física, 43 já passaram por total revitalização e hoje temos 15 em obra”, informa o prefeito Rogério.
O programa foi criado em 12 de novembro de 2019 como um novo modelo de financiamento da APS. A proposta tem como objetivo a estruturação de um modelo focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços das unidades de Atenção Primária, de modo que o pagamento efetuado seja avaliado por meio do desempenho da unidade.
Com o monitoramento dos indicadores, que são ações de estratégias para pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas, é avaliado o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes de APS.
No terceiro quadrimestre de 2023 (setembro a dezembro), Goiânia alcançou o Indicador Sintético Final (ISF), que é a nota final que congrega o resultado ponderado de todos os indicadores, o total de 5,55, recebendo 75,53% do incentivo para APS. “Com a realização de reuniões e treinamentos que fizemos com os orientadores e suas equipes, os colaboradores obtiveram melhorias significativas, principalmente na proporção de exames para sífilis e HIV, assim como no atendimento odontológico a gestantes”, explica a diretora da Atenção Primária, Alessandra Leonardo.
O secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara destaca a importância do programa para a população: “Previne Brasil é uma iniciativa crucial para fortalecer a saúde pública. Ele visa ampliar o acesso da população a serviços preventivos, como vacinação, pré-natal, acompanhamento de doenças crônicas e promoção da saúde.”
A Prefeitura segue trabalhando para continuar investindo em recursos e ações que garantam o sucesso desse programa e melhore ainda mais os indicadores de saúde da população, além de garantir os recursos do Governo Federal.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia