Cidades

Prefeitura de Goiânia divulga mudanças no trânsito na região da Pecuária

Foto: Divulgação/SET

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar de Goiás, divulgou nesta quarta-feira (14/5) o plano operacional para garantir maior fluidez no trânsito e segurança dos frequentadores da 78ª Exposição Agropecuária de Goiânia.

A Pecuária de Goiânia é um dos eventos mais tradicionais do calendário goiano e, pela primeira vez, tem entrada franca em todos os dias da festa, que vai do dia 15 ao dia 25 de maio.

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito contará com 10 equipes que atuarão em pontos estratégicos na região do parque. Segundo o diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, os agentes vão orientar as pessoas sobre o melhor percurso para chegar a um determinado portão, por exemplo. “Vamos ter agentes puxando o trânsito, controlando, fazendo com que o fluxo de veículos não trave na região. Temos agentes principalmente na 5ª Avenida com a Avenida Independência, Avenida Independência com a Araguaia, Avenida 1 com a Fuad Rassi e também na Avenida 1 com a 5ª Avenida. Esses são os pontos que a gente entende que fica indispensável a presença do agente”, pontuou.

Mudanças no trânsito

Entre as principais intervenções na região da SGPA, estão interdições de cruzamentos e restrições de estacionamento em vias estratégicas. As alterações já entram em vigor nesta semana e serão intensificadas nos dias de shows e finais de semana.

Confira os principais pontos:

• 5ª Avenida com Avenida Armando de Godoy: cruzamento fechado. Apenas a conversão à direita será permitida para quem trafega na Avenida Armando de Godoy. Para acessar a Avenida Independência, condutores deverão utilizar a Rua 206-A.
• Avenida 1 com Avenida Eng. Fuad Rassi: cruzamento fechado a partir das 17h, com via em sentido único durante os dias de shows e finais de semana.
• Proibição de estacionamento: será proibido estacionar do lado do Parque durante todo o evento nas seguintes vias: Avenida Eng. Fuad Rassi, Avenida 1, Rua 257, 5ª Avenida, Avenida Independência e Rua 227.

O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques, disse que o Estado e a Prefeitura de Goiânia estão dando total apoio à festa, tanto na parte do trânsito quanto na área da segurança. “Esse ano, a gente vai ter um sistema de monitoramento em todo o parque. Esse sistema estará interligado ao sistema da Polícia Militar, dando mais segurança aos presentes”, destacou Marques.

Gilberto fez ainda um alerta sobre os ingressos, que são gratuitos. “Pedimos que as pessoas não comprem ingresso. É um alerta que a gente faz. Não existe esse comércio de ingressos. Se tiver algum cambista querendo facilitar uma entrega de ingressos, não é necessário. O ingresso é gratuito e nós vamos disponibilizar por todo o período do evento. Nas nossas redes sociais tem todas as orientações de como adquirir o ingresso de graça”, pontuou o presidente.

A Polícia Militar de Goiás contará com pelo menos 12 equipes a mais no efetivo esse ano, dando apoio dentro e fora do Parque de Exposições. O comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel Thiago Loretto Salum, disse que o trabalho da corporação será redobrado nos 10 dias da Pecuária. “Vamos fazer um trabalho conjunto com a SET e com a GCM, fazendo intervenções no trânsito e fiscalizando a questão de crimes e transgressões, com o apoio do Comando Policiamento da Capital (CPC)”, afirmou Salum.

Já a Guarda Civil Metropolitana (GCM), atuará com patrulhamento fixo, rondas permanentes e atuação estratégica. O subcomandante da GCM, Washington Moreira, destaca o pedido do prefeito Sandro Mabel para que seja realizado um trabalho conjunto com a SET. “Nós já temos essa parceria desde o início do mandato, quando nos propusemos a trabalhar juntos. Hoje em dia, o trânsito da capital e a GCM caminham juntos em todas as ações. Também vamos atuar no combate aos flanelinhas, que estão proibidos de atuar. Teremos apoio da Secretaria de Eficiência, que é a agência fiscalizadora”, pontua.

A 78ª Exposição Agropecuária de Goiânia espera um público superior a 500 mil pessoas. Com extensa programação cultural, rodeios, shows nacionais, leilões e gastronomia típica, a festa atrai milhares de pessoas todos os anos. Para facilitar o acesso às informações, está sendo disponibilizado um mapa com todas as interdições e áreas com proibição de estacionamento.

Fonte: Secom – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo