Setor Central, Sítio Recreio dos Bandeirantes, Vila Rezende, Jardim Goiás, Jardim Califórnia, Leste Universitário, dentre outros, fazem parte da programação. “Nosso objetivo é identificar galhos próximos à fiação da rede elétrica e galhos sujeitos a cair nas vias públicas ou até mesmo nas casas”, afirma o diretor de Obras e Urbanismo da Comurg, Edimar Ferreira
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza, nesta sexta-feira (17/02), sábado (18/02) e domingo (19/02), poda preventiva de árvores em 23 bairros da capital. Setor Central, Sítio Recreio dos Bandeirantes, Conjunto Vera Cruz I, São José, Vila São João, Vila Rezende, Jardim Goiás, Jardim Califórnia e Leste Universitário, dentre outros bairros, estão na programação.
O trabalho será realizado nos períodos diurno e noturno. “Nosso objetivo é identificar galhos próximos à fiação da rede elétrica, sujeitos a cair nas vias públicas ou até mesmo nas casas, prejudicando a população”, afirma o diretor de Obras e Urbanismo da Comurg, Edimar Ferreira.
Os galhos são cortados com o auxílio de motosserras e veículos com cestos elevatórios capazes de alcançar o topo das árvores. Nos casos de ameaça de queda da árvore, o exemplar é extirpado por inteiro. O serviço é executado após estudo prévio e autorização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
A Comurg reaproveita tanto os galhos quanto os troncos. “Os galhos são triturados e misturados com casca de arroz para a produção de um potente adubo orgânico utilizado em nossos viveiros. Já os troncos são encaminhados para a marcenaria da Comurg, e servem de matéria-prima para confecção de bancos e pergolados para praças”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia