Ao todo, foram 137.650 atendimentos de crianças e 969.747 de adultos. Serviços foram disponibilizados em 16 unidades de saúde localizadas em todas as regiões da cidade
A Prefeitura de Goiânia realizou em 2023 mais de um milhão de atendimentos nas 16 unidades de saúde do município que disponibilizam serviços de urgência e emergência. Os atendimentos foram realizados conforme a classificação de risco dos pacientes adultos e de pacientes que necessitaram de atendimento nas áreas de pediatria, ortopedia e psiquiatria.
Ao todo, foram realizados 137.650 atendimentos de crianças e 969.747 atendimentos de adultos nas unidades que funcionam 24 horas. “O município garantiu uma resposta ágil e coordenada para as necessidades dos pacientes que buscaram a rede de emergência. O sistema, apesar dos desafios, é robusto e integrado com o Samu e com a Central de Regulação do Município, o que garante atendimento especializado nos casos mais urgentes”, explica o prefeito Rogério.
O atendimento infantil de urgência é disponibilizado no Cais Campinas, na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, localizada na Chácara do Governador, na Upa Itaipú e na Upa Maria Pires Perillo, situada na região Noroeste da Capital.
Para os adultos, a rede de urgência e emergência disponibiliza os serviços de saúde nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Amendoeiras, Bairro Goiá, Cândida de Morais, Campinas, Finsocial e Vila Nova. A população adulta pode procurar atendimento ainda nos Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Novo Horizonte e Urias Magalhães e nas Upas Jardim América, Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Maria Pires Perillo, Itaipú e Novo Mundo.
Já o atendimento ortopédico de urgência é oferecido pela Prefeitura de Goiânia no Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), no Setor Aeroviário, e em outras duas Upas: Itaipú e Maria Pires Perillo. Além disso, a rede de urgência e emergência conta com uma unidade de atendimento móvel pré-hospitalar do Samu e disponibiliza também atendimento especializado de emergência no Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.
Tipos de atendimentos
Secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara ressalta a importância de procurar uma unidade de emergência em casos como hipertensão, quedas com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, falta de ar intensa, convulsões e dores no peito.
“Temos profissionais disponíveis 24 horas para oferecer todo os cuidados necessários. É importante lembrar que em casos de sintomas leves, as pessoas devem procurar a atenção primária, que é porta de entrada da rede municipal de saúde. Goiânia conta com 75 unidades para esse tipo de atendimento”, afirma Pollara.
Mais informações sobre a rede de urgência e emergência, a relação das unidades de atenção primária e os canais para marcação de consultas podem ser acessadas através do site goiania.go.gov.br/urgenciaemergencia. No endereço eletrônico, as pessoas podem entender sobre o funcionamento do teleconsulta e ter acesso a detalhes do aplicativo Saúde Fácil para a marcação de consultas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)