CidadesGoiânia

Prefeitura de Goiânia retira 61 Jamelões em canteiro central da Avenida Sonnemberg, neste sábado (06/05)

Comurg plantou 65 mudas de Jacarandá Mimoso entre as árvores que serão retiradas, como forma de compensação ambiental. Ação, que faz parte da política pública de substituição dos Jamelões em ruas de grande fluxo da capital, terá início às 8h e previsão de encerramento no final da tarde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), retira, neste sábado (06/05), 61 Jamelões, cinco Mongubas e um Fícus na Avenida Sonnemberg, na Cidade Jardim. A ação terá início às 8h e previsão de encerramento no final da tarde.

A retirada foi autorizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), e faz parte da política pública de substituição dos Jamelões em ruas de grande fluxo da capital. “A espécie plantada há alguns anos por Goiânia mostrou-se uma escolha ruim, já que seus frutos, quando caem no chão, tornam o asfalto escorregadio e provocam acidentes com carros e motos, principalmente em períodos de chuva”, observa o presidente da Comurg, Alisson Borges.

As Mongubas e o Fícus serão retirados por estarem com a saúde comprometida, conforme diagnóstico de técnicos da Amma. “Seguimos os protocolos ambientais, e realizamos a extirpação de forma controlada. Assim, reduzimos o impacto ambiental na cidade”, explica Alisson Borges. Como forma de compensação ambiental, a Comurg já fez o plantio de 65 mudas de Jacarandá Mimoso, produzidas nos viveiros da Comurg, entre os Jamelões, em 2022.

Fotos: Luciano Magalhães

Agora, é essencial a retirada das árvores antigas para garantir que as novas mudas que se encontram entre dois e três metros de altura, se desenvolvam. As novas espécies estão estaqueadas para garantir mais segurança às pequenas árvores.

Para organizar o tráfego de veículos que passam pelo local, o trabalho de sábado será acompanhado por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). Estão envolvidos 31 servidores da Comurg com 13 caminhões entre splits, mulks e carrocerias.

Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo