CidadesGoiânia

Prefeitura de Goiânia retira mais de 15 toneladas de fios inservíveis das ruas

Fotos: Gabriel Antonelly

Trabalho segue em avenidas de grande circulação e elimina riscos de acidentes em pontos críticos da capital; canal de denúncias é o (62) 3416-2653

A Operação Cidade Segura, promovida pela Prefeitura de Goiânia por meio da Agência de Regulação, segue avançando nas ruas e avenidas da capital. Desta vez, a frente de trabalho das equipes responsáveis pela retirada dos fios soltos, baixos ou acumulados se concentram na Avenida Mangalô, região Noroeste. Desde o início da operação em outubro, 15 toneladas de cabos inutilizados já foram recolhidos, entre ações centralizadas em grandes avenidas de Goiânia e descentralizadas, atendidas por meio do canal de denúncias (62) 3416-2653.

Inicialmente, na Avenida Mangalô, a previsão é a remoção de 1,5 tonelada de cabos, beneficiando a segurança dos pedestres e a visibilidade das fachadas das lojas. “Essa é uma avenida importante desta região. Com isso, trazemos mais segurança às pessoas que circulam por aqui e dá um melhor visual ao espaço urbano dessa localidade. Desde o início da operação, já removemos mais de 7 toneladas de cabos inutilizados que, se somadas às ações descentralizadas, atendendo a reclamações individuais, atingimos o número de 15 toneladas de cabos removidos”, destaca o engenheiro eletricista da AR, Gentil Mota de Morais Junior.

O morador da região, José Carlos Pereira, elogia a operação de retirada de fios, pois destaca que a periculosidade deles já causaram acidentes com motociclistas, além de melhorar a estética da região, beneficiando seu comércio. “Eu me sinto mais seguro e acredito que a ação trará mais segurança para todos, incluindo seus clientes que utilizam motocicletas. Eu mesmo já parei inúmeras vezes de moto para poder tirar fio, pensando que uma pessoa não ver ele e cair, como já aconteceu várias vezes. Vai ficar bem melhor e mais seguro”, disse.

Para Valdiana Tavares, moradora do Vila Finsocial há três anos, a retirada de fios na região resolve um problema antigo de fios danificados e acumulados. “Tem caminhão que passa aqui e estoura tudo, daí fica arrebentado no meio da avenida. O trânsito aqui é muito forte para os motociclistas e pedestres, acaba atrapalhando todo mundo”, pontua. O jardineiro Valdemar Júlio Rossi, que mora na região desde 1979, afirma que está mais satisfeito com a iniciativa. “Antes, eles tiravam os fios e ficavam acumulando nos terrenos vazios. Agora, vai ficar tudo mais arrumado, mais bonito e seguro”, detalha.

Irregularidades devem ser denunciadas
A população também pode contribuir, informando fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência de Regulação do Município: (62) 3416-2653. O atendimento é feito por mensagem com foto e endereço do local. Após a retirada, todos os materiais são encaminhados para acondicionamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e seguem para destinação ambiental adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o MP-GO.

Fotos: Gabriel Antonelly

A Operação Cidade Segura é realizada em parceria com o Ministério Público, a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres) e empresas do setor de telecomunicações. As equipes atuaram prioritariamente em grandes corredores comerciais, como as avenidas 85, 24 de Outubro, Bernardo Sayão e Marechal Rondon, onde há alto fluxo de pessoas e maior risco associado à fiação acumulada. Após passar pela Avenida Mangalô, a operação deve seguir para a região Sudoeste de Goiânia.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo