Política

Presidente da Alerj, é preso pela PF por suspeita de ter avisado a TH Joias 

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil) – Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União-RJ), foi preso na manhã desta quarta-feira (3) pela Polícia Federal. Ele é suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun, que tinha o objetivo de desarticular política e economicamente o Comando Vermelho. A Operação foi deflagada em setembro, em que o então deputado estadual TH Joias (MDB) foi preso. A investigação apontou que ele teria intermediado a compra e venda de drogas, fuzis e equipamentos.

A ordem de prisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADPF das Favelas. O ministro também determinou o afastamento de Bacellar do cargo de presidente da Alerj e determinou busca e apreensão em endereços e nos gabinetes do deputado.

Em nota, a PF diz que a ação – batizada de Operação Unha e Carne – cumpre um mandado de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão. Os agentes também dão andamento a um mandado de intimação para cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão.

Bacellar foi preso dentro da Superintendência da PF no Rio, na Praça Mauá, após “ser convidado” para uma reunião, pelo próprio superintendente, Fábio Galvão. O presidente da Alerj recebeu voz de prisão tão logo chegou — e seu celular foi apreendido. TH também seria levado para a PF a fim de prestar depoimento.

“Os fatos narrados pela Polícia Federal são gravíssimos, indicando que Rodrigo Bacellar estaria atuando ativamente pela obstrução de investigações envolvendo facção criminosa e ações contra o crime organizado, inclusive com influência no Poder Executivo estadual, capazes de potencializar o risco de continuidade delitiva e de interferência indevida nas investigações da organização criminosa”, escreveu Moraes.

TH Joias e Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj – Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo