Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre em acidente de Helicóptero
Ebrahim Raisi estava no helicóptero que sofreu acidente – Crédito: IRNA/News Agency
O presidente iraniano, Ebrahim Raise, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20).
Um acidente com o helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, foi registrado neste domingo (19), na região de Varzaqan, no noroeste do Irã, perto da fronteira com o Azerbaijão. Segundo a agência estatal do país, Raisi retornava de uma agenda oficial no país vizinho, quando o helicóptero precisou fazer uma “aterrissagem brutal”.
O local do acidente é uma região montanhosa e de difícil acesso. Equipes de socorro e buscas estão a caminho do local.
Conforme divulgado pela agência estatal, além do presidente Ebrahim Raisi, estavam a bordo do helicóptero várias autoridades locais, entre elas, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian; o governador da província do Leste do Azarbaijão, Malek Rahmati; e o líder de oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem. Informações não confirmadas dão conta de que o ministro da Defesa também estava na aeronave.
O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que, devido às difíceis condições climáticas, pode levar algum tempo para que a equipe de busca e resgate chegue ao local do acidente.
As equipes de resgate do Irã encontraram o local exato onde o helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi fez um pouso forçado, de acordo com o relato de um comandante militar local. As informações foram divulgadas pela agência de notícias estatal IRNA.
O comandante da Guarda Revolucionária Islâmica da província do Azerbaijão Oriental, onde ocorreu o acidente, informou que um sinal foi detectado tanto do helicóptero quanto do telefone celular de um dos membros da tripulação.
Foto: Cruz Vermelha Irã
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, há muito tempo é uma figura proeminente no país. Como presidente, ele supervisiona todo o trabalho do governo e é a segunda pessoa mais poderosa na estrutura política do Irã, depois do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, do qual é apontado como protegido e possível sucessor para sua posição na teocracia xiita do país. Ele é visto como um político linha-dura e ultraconservador.
Raisi, de 63 anos, é um clérigo religioso linha-dura que foi eleito presidente do Irã em 2021. Em seu mandato como presidente, ele supervisionou uma estratégia para expandir a influência regional de seu país – apoiando militantes por procuração em todo o Oriente Médio, acelerando o programa nuclear do país e levando o país à beira da guerra com Israel.
Presidente do Irã Ebrahim Raisi – Foto: REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo
No entanto, no mesmo período, o Irã passou por seus maiores protestos contra o governo em décadas e por uma grave desaceleração econômica causada por sanções internacionais e alto índice de desemprego.