Mundo

Primeiro debate entre Kamala e Trump, trocam ataques sobre aborto, economia e imigração 

Kamala Harris e Donald Trump, fizeram debate em 10 de setembro de 2024 – Foto: REUTERS/Brian Snyder

O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, na noite desta terça-feira (10), foi marcado por trocas de acusações em temas centrais da corrida à Casa Branca e pelo tom mais assertivo de Harris, que colocou o adversário na defensiva.

Segundo levantamento do jornal “The New York Times”, Trump passou a maior parte do debate, de pouco mais de 90 minutos, se defendendo de ataques da adversária, ao contrário do enfrentamento que teve em junho contra o presidente Joe Biden. Na ocasião, o republicano foi quem mais fez ataques.

Donald Trump, que começou o debate repetindo o tom mais calmo que adotou no cara a cara contra Biden, também foi optando por falas mais agressivas ao longo do enfrentamento em reação a provocações constantes da adversária.

Ele tentou atrelar democrata a Joe Biden, tentando tirar proveito do mau desempenho do presidente. “Ela é Biden. Ela está querendo se afastar de Biden, mas ela é Biden”, disse.

“Claramente, eu não sou Biden, e certamente não sou Donald Trump. Estou querendo oferecer uma nova geração de líderes aos americanos”, retrucou Kamala Harris. “Deixe eu te lembrar que você não está concorrendo com o Joe Biden. Você está concorrendo comigo”.

A atual vice-presidente dos EUA disse ter passado os quatro últimos anos “limpando a bagunça de Donald Trump”, acusou o ex-presidente de deixar o governo com altas taxas de desemprego e com uma política externa desastrosa e criticou sua gestão da pandemia.

A candidata democrata também comentou que especialistas avaliaram que o plano de Trump para a economia irá “explodir o déficit”, aumentando a inflação e poderia gerar recessão.

“Donald Trump não tem planos para você, porque ele está mais interessado em defender a ele mesmo do que cuidar de você”, pontuou Kamala.

O ex-presidente comentou então que professores disseram que seu plano para a economia é “brilhante”, alegando também que a vice-presidente copiou o plano de Joe Biden. “Ela não tem um plano”, ressaltou.

Ao serem perguntados sobre um possível aumento de preços para os cidadãos dos EUA devido aos impostos, Trump comentou que a China é quem terá preços maiores e que seu governo “não tinha inflação, virtualmente”.

Para Kamala Harris, o debate foi a primeira e, talvez, única oportunidade de se apresentar para o público geral — uma pesquisa do “The New York Times” afirmou que 28% dos eleitores não sabem bem quem ela é — e de tentar fazer chegar ao eleitorado de Trump o discurso de que seu rival, um bilionário, só governará para si mesmo, enquanto ela, uma ex-procuradora-geral, seguirá pensando no povo.

Ao responder à primeira pergunta, sobre economia, ela disse que “vim da classe média e seguirei governando para a classe média”, enquanto Trump “governará para ele mesmo”. “Meus valores não mudaram”, afirmou a democrata, que se esquivou ao ser questionada sobre se a oconomia do país estava melhor agora do que há quatro anos. Ela disse apenas que reduzirá taxas para a compra de imóveis.

Após o debate, sua equipe se queixou das correções, e o próprio Donald Trump afirmou ter achado o mesmo e disse que o debate “foi em 3 contra 1”.

O enfrentamento foi também o primeiro encontro entre o republicano e a democrata, que nunca haviam ficado frente em frente ao vivo. Antes mesmo do início do debate, quando entraram no estúdio, Kamala Harris adotou uma postura mais assertiva. Caminhou até o púlpito do candidato republicano, estendeu a mão e disse: “bom te ver”.

Regras do Debate da ABC

Trump estava no lado esquerdo do palco, enquanto Kamala estava no direito. O republicano fez considerações finais por último. O microfone ficou ligado apenas quando o candidato estava falando. Além disso, eles não puderam levar rascunhos – as “colas” – ao estúdio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo