Problema operacional fecha Aeroporto de Salvador para pousos e decolagens
O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, de Salvador, foi fechado para pousos e decolagens, na noite desta terça-feira (6), por causa de um problema de iluminação na pista, segundo as empresas aéreas.
Até as 23h30, pelo menos 37 pousos e decolagens no terminal haviam sido cancelados. Pelo menos outros sete voos foram desviados para outros aeroportos.
A Vinci Airports, concessionária responsável pelo aeroporto, informou que a interrupção das atividades aconteceu por conta de restrições operacionais e que pousos e decolagens estão temporariamente suspensos. Um aviso foi colocado em diversos pontos do terminal, explicando a suspensão.
A concessionária também pediu para que os passageiros entrem em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo, para obter informações atualizadas.
“A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”
Já a Gol disse que a queda do balizamento da pista aconteceu por causa das chuvas fortes que atingiram a cidade nesta sexta-feira, resultando no cancelamento de 19 voos da companhia. Outros quatro foram alternados para outros aeroportos.
“Todos os passageiros impactados estão recebendo as tratativas de acordo com as regras do órgão regulador e sendo reacomodados nos próximos voos da Companhia”, disse.
A Latam disse que alguns voos foram alternados ou cancelados, mas não informou o número exato. Segundo a companhia, os cancelamentos são alheios ao controle da empresa.
“A companhia ressalta que os passageiros afetados serão reacomodados em voos posteriores e que está prestando toda a assistência necessária.”
O sistema de balizamento são as lâmpadas que ficam nas pistas do aeroporto. Elas são essenciais para que os pilotos façam as decolagens e os pousos dos aviões.
À TV Bahia, um funcionário do aeroporto, que não se identificou, confirmou que o balizamento das pistas está com um problema técnico. A fonte informou ainda que a previsão de retorno das atividades é para 6h da quarta-feira (6).
A empresa que administra o aeroporto não confirmou as informações, nem forneceu mais detalhes sobre o fechamento do aeroporto.
Atividades são suspensas no aeroporto de Salvador nesta terça-feira (6). — Foto: Reprodução/Redes sociais
Voos cancelados
Voos que deveriam pousar em Salvador, mas foram cancelados:
- Latam 3674 – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
- Latam 3816 – Brasília
- Gol 1574 – Congonhas (São Paulo)
- Gol 1974 – Brasília
- Gol 1499 – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
- Azul 4429 – Recife (Pernambuco)
- Latam 3634 – Congonhas (São Paulo)
- Gol 1470 – Congonhas (São Paulo)
- Gol 9080 – Brasília
- Azul 4372 – Campinas
- Gol 1628 – Guarulhos (São Paulo)
- Gol 1455 – Campina Grande
Voos que deveriam decolar de Salvador, mas foram cancelados:
- Gol 1975 – Brasília
- Gol 1695 – Guarulhos (São Paulo)
- Gol 1575 – Congonhas (São Paulo)
- Azul 4472 – Belo Horizonte
- Azul 4941 – Campinas
- Azul 5034 – Recife
- Gol 1981 – Belo Horizonte
- Latam 3357 – Guarulhos (São Paulo)
- TAP 0022 – Lisboa
- Gol 1574 – Campina Grande
- Gol 1974 – Brasília
- Gol 9036 – Brasília
- Gol 1499 – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
- Azul 4429 – Recife
- Azul 4372 – Campinas
- Azul 4027 – Campinas
- Latam 3359 – Guarulhos (São Paulo)
- Gol 1455 – Congonhas (São Paulo)
- Gol 2027 – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
- Latam 3623 – Congonhas (São Paulo)
- Latam 3811 – Brasília
- Gol 1691 – Guarulhos (São Paulo)
- Gol 1971 – Brasília
- Azul 2730 – Recife
- Latam 3675 – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
Essas informações foram atualizadas às 23h30 de terça-feira.
A estudante Letícia Ferreira, de 18 anos, mora em São Paulo, mas tem familiares em Salvador. Ela aguardava um voo para Congonhas, quando soube que as atividades do Aeroporto de Salvador haviam sido interrompidas.
“Meu voo estava marcado para 19h10. Adiaram falando que iam mudar para 20h10 e, depois, para 21h35. Daí, anunciaram que estavam cancelando. Está todo mundo na mesma fila, só Deus sabe”, contou.
Segundo ela, inicialmente a companhia aérea ordenou todos os passageiros, inclusive os que aguardavam voos para outros destinos, em uma mesma fila.
“Espero que eu consiga chegar em São Paulo ou que eles deem pelo menos o suporte que a gente precisa”, disse.
O jornalista Vitor Maciel, de 27 anos, mora em Salvador, mas está em Brasília a trabalho. Ele deveria embarcar para a capital baiana por volta das 21h, mas a companhia aérea cancelou a viagem.
Ele foi realocado em um voo que sairá de Brasília às 9h de quarta-feira, mas só chegará em Salvador às 14h, porque fará uma conexão em São Paulo.
Fonte: g1