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Procon Goiânia fiscaliza qualidade do peixe vendido durante Quaresma

Órgão de Defesa do Consumidor orienta sobre o que deve ser observado na hora da compra. Além da qualidade do alimento, cliente precisa ficar atento às informações veiculadas por meio de anúncios, panfletos e outras formas de publicidade, pois lojista é obrigado a cumprir ofertas anunciadas

O Procon Goiânia realizou, nesta quinta-feira (23/02), operação em estabelecimentos que comercializam peixes para verificar qualidade do produto vendido na capital, em função da chegada da Quaresma. O orgão orienta sobre o que deve ser observado na hora de fazer a compra.

De acordo com o presidente do Procon, Júnior Café, o primeiro aspecto a ser observado é o estado físico do peixe. “Os olhos devem brilhar, as escamas precisam estar fixas na pele e as guelras devem ser vermelhas. Além disso, não pode existir odor e a barriga do peixe não deve apresentar inchaço”, explica.

O Procon alerta também para a importância de se observar as condições de armazenamento do produto, embalagem, prazo de validade e a higiene do local. Em estabelecimentos como supermercados, os peixes devem estar em balcão frigorífico, e em ambiente como feiras, o pescado deve estar coberto com gelo picado, também em balcão frigorífico, para proteção contra o sol e contra inseto, e o feirante deve usar luvas descartáveis.

Da mesma forma, o consumidor deve estar atento sobre a existência de umidade nas proximidades do freezer, que pode indicar o desligamento do equipamento ou redução da temperatura ideal para o acondicionamento do produto.

“É preciso ficar atendo às informações veiculadas por meio de anúncios, panfletos e outras formas de publicidade, pois o lojista é obrigado a cumprir as ofertas anunciadas”, lembra o presidente do Procon Goiânia, ressaltando que a pesquisa é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos.

“Marcas conhecidas nem sempre são sinônimos de melhor qualidade. Então, é importante buscar o produto que atenda às necessidades e que esteja dentro do orçamento do consumidor”, completa Júnior Café.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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