Procura-se médico da família: mercado tem déficit de profissionais com a especialidade
Atendimento integrativo pode fazer com que pacientes economizem tempo e dinheiro
Ter um médico de confiança, que conhece o histórico, estilo de vida e parte do grupo familiar se tornou objeto de desejo de muitos brasileiros. É que esses profissionais, sozinhos, conseguem resolver aproximadamente 85% das queixas dos pacientes, demandando menor desgaste financeiro e menos desperdício de tempo em busca de especialistas diversos, que vão tratar, cada um, de uma área muito específica do organismo.
A demanda por profissionais para atuar nessa área é tanta que a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) estima que, no Brasil, haja um déficit de pelo menos 70 mil médicos com a especialização, mas esse cenário vem mudando rapidamente. O estudo de demografia médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que o número de profissionais dedicados à Medicina da Família e Comunidade cresceu 30% só entre 2019 e 2020.
Para a médica da família e comunidade da TOTUM Saúde, Dra. Evelyn Tavares, o sucesso da especialidade ocorre em função do atendimento diferenciado ao paciente. “Nessa área, o paciente é avaliado de modo muito mais completo e geralmente não tem a necessidade de fragmentar o atendimento, já que esse profissional pode examinar, diagnosticar e tratar patologias clínicas femininas, masculinas e pediátricas de várias naturezas de forma integrada”, detalha.
Ainda segundo a especialista, o médico da família pode inclusive conseguir intervir a tempo e evitar que alguns problemas de saúde surjam. “Como nós observamos o histórico do paciente e até questões sociais e relativas à rotina dele, percebemos quando há algum comportamento que pode comprometer a saúde ou a qualidade de vida e assim é feito um trabalho de prevenção e não só de tratar quem já está doente”, afirma a Dra. Evelyn. Para levar esse tipo de atendimento médico a um público maior, a TOTUM Saúde está inaugurando a unidade Mangalô esse mês, na região Noroeste de Goiânia. A clínica oferece preços acessíveis, democratizando o acesso ao serviço.
Serviço:
Procura-se médico da família: mercado tem déficit de profissionais com a especialidade
*Entrevistada:
A médica da família e comunidade da TOTUM Saúde, Dra. Evelyn Tavares
*Data: Estará atendendo a imprensa durante o mês de Março.
Contato: Suely Carvalho
(62) 992560519
Jornalista e assessora de imprensa
Precisa assessoria de Comunicação e Clipping/CBCO/TOTUM