Professor Alcides anuncia que vai utilizar espaços ociosos das escolas no período noturno para qualificar jovens e adultos
Durante segundo encontro regional do ‘Fala Aparecida’, no Santa Luzia, pré-candidato informa que plano de governo também vai incorporar construções de duas instituições para idosos e duas escolas destinadas a crianças com autismo
O pré-candidato à prefeitura, deputado federal Professor Alcides (PL), anunciou o projeto ‘Qualificar’ como parte do plano de governo coletivo que está sendo construído com a população durante o segundo encontro regional do programa ‘Fala Aparecida’, realizado nesta noite de quinta-feira (13/06), no Espaço Dedé Esportes, Setor Santa Luzia. Conforme informou, a meta é a utilização das escolas ociosas do município no período noturno para oferecer formação profissional a jovens e adultos do município.
O segundo encontro lotou as dependências do Espaço Dedé Esportes e movimentou a região do Santa Luzia. Desde a manhã, Professor Alcides estabeleceu diálogo aberto com moradores em caminhadas e visitas. No encontro regional realizado no início da noite, destacou a importância de preparar a população para o mercado de trabalho, especialmente os jovens que formam uma parcela crescente da população local.
“Nós temos várias escolas ociosas aqui no período noturno. Nós vamos utilizá-las para fazer preparação do nosso povo, proporcionar qualificação, por mais simples que ela seja”, disse o Professor Alcides após ouvir as demandas da sociedade. “Existem muitas pessoas que não conseguem encontrar emprego por falta de formação profissional. Então, nós teremos as condições para propiciar esse benefício”, completou.
O pré-candidato afirmou ainda que “temos uma população jovem muito crescente que precisa ser preparada para que possa ocupar os empregos que são oferecidos pela nossa cidade. Nós vamos criar então um programa chamado Qualificar para ele e para os adultos que querem ter uma profissão”.
Ao lado do pré-candidato a vice, Max Menezes, e do coordenador da campanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ademir Menezes, além do lançamento do programa “Qualificar”, Professor Alcides anunciou outras duas iniciativas que já foram incorporadas ao seu plano de governo, fruto das discussões com a população durante os encontros do ‘Fala Aparecida’. O evento reúne moradores, vereadores, presidentes de partidos e de associações da sociedade civil, pré-candidatos à Câmara Municipal e lideranças das comunidades.
Entre as iniciativas que farão parte do plano de governo está a construção de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com capacidade para abrigar pelo menos 200 pessoas. Outra proposta mencionada por Professor Alcides foi a edificação de duas escolas especializadas para crianças com autismo.
“Vamos construir duas escolas especializadas para crianças com autismo. Uma nessa região, para atender um lado da BR, e outra do lado de lá”, explicou. Além disso, ele destacou a importância de incluir suporte adicional para essas crianças na rede municipal de ensino: “Nós vamos fazer um trabalho especial para que possam estudar em nossa rede municipal acrescentando um professor para cuidar delas”.
O encontro no Espaço Dedé Esportes foi marcado pela participação da comunidade, que lotou o local para apresentar propostas ao pré-candidato e contribuir com sugestões. “O programa ‘Fala Aparecida’ tem se mostrado uma plataforma eficaz para envolver os cidadãos na construção coletiva do plano de governo, tendo em vista atender às reais necessidades da população”, concluiu Professor Alcides.
Parlamentares, dirigentes de partidos e de associações exaltam participação popular
Parlamentares, dirigentes de partidos e de Associações que participaram do segundo encontro regional do programa ‘Fala Aparecida’, idealizado pelo pré-candidato à prefeitura, deputado federal Professor Alcides (PL), exaltam a construção coletiva do plano de governo. Na noite de quinta-feira (13/06), eles se reuniram no Espaço Dedé Esportes, no Setor Santa Luzia e destacaram a importância do projeto como uma ferramenta eficaz para ouvir a população.
O deputado estadual Major Araújo (PL) elogiou a iniciativa de Professor Alcides, enfatizando a diferença entre o ‘Fala Aparecida’ e a prática comum de políticos que decidem as prioridades da comunidade sem consultá-la.
“O ‘Fala Aparecida’ é um projeto de ouvir a comunidade para a elaboração do plano de governo participativo. Está cheio de político que decide dentro do gabinete o que a comunidade quer. Professor Alcides tomou essa decisão inovadora e inédita”, afirmou Major Araújo. Ele abordou a complexidade de ouvir a população, mas reconheceu a estrutura e organização do evento.
“Não é fácil ouvir o povo, mas você olhando aqui para esse evento, você vê que está perfeito. É uma grande estrutura, são profissionais da área para fazer essa interlocução, e o povo falando. Então, eu espero que esse trabalho aqui frutifique porque ele tem tudo para vingar, para dar certo e ter eficácia para que em Aparecida realmente o sol volte a brilhar, e é isso o que nós estamos precisando”, avaliou Major Araújo.
Presidente estadual do partido Novo, Levi Rafael também manifestou sua impressão sobre o ‘Fala Aparecida’. “Olha, participei aqui hoje pela primeira vez e estou impressionado com a iniciativa de aproximar realmente os políticos da população. A gente tem que ouvir, a gente administra ouvindo as necessidades. Ou seja, não é o que eu quero, é o que a população precisa”, afirmou.
O presidente do Novo citou os temas discutidos no evento e elogiou a metodologia de ouvir diretamente os cidadãos. “Eu falei hoje aqui sobre a importância do empreendedorismo, tivemos outras palestras e eu acho que está de parabéns o Professor por essa iniciativa. É assim que a gente faz política, é ouvindo o que o cidadão precisa”, pontuou.
Presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro ressaltou que o ‘Fala Aparecida’ “mostra o compromisso que Professor Alcides tem com a comunidade, de ouvir as demandas de quem vive na região, quem vive as dificuldades, e isso vai contribuir muito para uma gestão responsável”.
Maione Padeiro ainda destacou a inovação do projeto. “Isso é inédito em Aparecida. Você coloca numa praça aberta os moradores que vão poder discutir a situação que vivem naquela região para elaborar um plano de governo que vai trazer benefícios em atendimento àquelas demandas mais recorrentes. É isso é o que a gente precisa, dessa aproximação da comunidade com as autoridades”, avaliou.
O vereador Zé Filho (PSDB) citou a oportunidade para que moradores possam se expressar. “Olha, eu acho o ‘Fala Aparecida’ um programa interessante, inteligente, em que a população está tendo a oportunidade de se expressar e colocar o seu desejo. Achei uma ideia brilhante. Eu vejo hoje o povo abandonado pela administração pública do nosso município. Então, acredito que foi uma decisão acertadíssima”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Professor Alcides