PSDB veta filiação do senador Marcos do Val
Depois do senador Marcos do Val (ES) deixar o Podemos e assinar, nesta quinta-feira (21/9) a filiação ao PSDB junto com o líder da legenda no Senado, Izalci Lucas (DF), a executiva nacional do partido divulgou uma nota informando que a filiação será indeferida.
A mudança de partido do senador capixaba já aparece, inclusive, no site do Senado Federal, na pesquisa por senadores do PSDB consta o nome de Marcos do Val como integrante da bancada tucana.
A adesão de Do Val ao PSDB aconteceu no último dia que Izalci tinha para recompor a bancada da legenda no Senado e assim manter o gabinete da liderança na Casa.
A troca teria sido negociada com a direção do Podemos, com as duas legendas criando, o que seria, o maior bloco de oposição ao governo no Senado com Podemos e PSDB. A promessa para Du Val era que ele seria o líder do bloco.
Mas com a negativa da Executiva Nacional, que desautorizou Izalci, a situação pode se complicar para a legenda na Casa.
Em comunicado à imprensa, o senador disse que a mudança de legenda ocorreu “‘em comum acordo com o Podemos e a anuência da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu”.
Segundo a nota, Marcos do Val teria aceitado um convite para compor a bancada do PSDB, que negou conhecimento sobre o acordo.
“O convite foi recebido pelo senador Marcos do Val como uma consequência do seu trabalho no Senado na oposição ao atual governo federal, da sua colaboração nas investigações dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e do apoio expressivo de 41 senadores contra as decisões monocráticas e inconstitucionais do Ministro Alexandre de Moraes a qual o senador vem travando”, diz a nota encaminhada pelo senador.
A legenda disse ter sido “surpreendida” com a notícia. Mais cedo, Marcos do Val divulgou uma foto na qual segura um documento junto ao líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF).
Veja a nota do partido:
“A Direção Nacional do PSDB foi surpreendida com notícia referente a pedido de filiação do senador Marcos do Val e comunica que, caso venha a ocorrer, encaminhará o seu indeferimento.”