PSOL alega risco de fuga e pede prisão imediata de Ramagem

Foto: Reprodução/TV Justiça
O PSOL pediu nesta quarta-feira (19) à PF (Polícia Federal) a prisão imediata do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). A solicitação ocorreu após o portal PlatôBR publicar que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos.
O argumento é de que a viagem do ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), condenado por tentativa de golpe, configura risco de fuga.
“Segundo amplamente noticiado por veículo de imprensa, o Deputado Federal Alexandre Ramagem estaria residindo nos Estados Unidos, em condomínio de luxo na cidade de North Miami, o que potencialmente configura risco de fuga ou impedimento de execução de pena”, diz o documento assinado pelo deputado Henrique Vieira (Psol-RJ).
O parlamentar também pede que, caso ele esteja realmente fora do Brasil, sejam adotadas medidas como pedido de extradição ou cooperação internacional com autoridades dos EUA.
Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. A Suprema Corte determinou, por maioria dos votos, a perda do mandato de deputado federal. A decisão, no entanto, precisará ser referendada pela Câmara após o transitado em julgado.
Passaporte
Segundo o acórdão do STF publicado na noite da última segunda-feira (17), todos os réus do núcleo 1 da ação referente a trama golpista — incluindo Alexandre Ramagem — estão proibidos de deixar o país e tiveram de entregar todos os seus passaportes, nacionais e estrangeiros, como medida cautelar para evitar risco de fuga e garantir o andamento do processo.
A PF investiga se Ramagem teria deixado o Brasil pela fronteira terrestre e, a partir de um país vizinho, embarcado posteriormente para os Estados Unidos.
fonte: cnn



