Economia

Quaest: 37% dizem que Natal será menos farto e 23%, que será melhor

Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado (20) mostra que 37% dos brasileiros acreditam que a ceia de Natal deste ano será menos farta que a de 2024.

Para 23% dos entrevistados, por outro lado, a ceia será mais farta. Outros 36% dizem que será igual.

Expectativa sobre compra de presentes também é negativa. Metade acredita que os brasileiros vão comprar menos presentes neste Natal, enquanto 19% esperam mais presentes. A quantidade de presentes deve ser a mesma para 27% dos entrevistados.

Eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são mais pessimistas que os do presidente Lula (PT). Entre aqueles que votaram em Bolsonaro no segundo turno de 2022, 52% dizem que a ceia será menos farta, 37% que será igual e apenas 8% que será mais farta. Já dentre quem votou em Lula, 36% responderam que a ceia será mais farta, 36% avaliam que será igual e 25% afirmam que será menos farta.

Diferença entre eleitores também aparece na expectativa sobre presentes. Entre os de Lula, há divisão: 33% dizem que as pessoas vão comprar menos presentes, 33% avaliam que será igual e 33% afirmam que elas comprarão mais. Entre os de Bolsonaro, 65% veem queda nas compras, 24% dizem que será igual e só 7% acreditam em aumento.

Política não deve afetar a ceia. Ainda segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados dizem que algum familiar deixará de ir aos encontros de Natal por causa de discussões políticas. A maioria, 87%, afirma que isso não vai acontecer; 2% não souberam responder.

Pesquisa ouviu 2.004 pessoas em todo o país. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro, com brasileiros de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo