Rio Grande de Sul: nova cheia do Rio Taquari mantém moradores de 7 municípios fora de casa
No Rio Grande do Sul, uma nova cheia do Rio Taquari mantém moradores de sete municípios fora de casa. O Rio Taquari subiu mais de 10 metros em 24 horas.
Em pelo menos sete cidades, moradores deixaram as áreas em que estavam: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Rosa Sales. Todas elas já tinham sido inundadas em maio.
No Centro de Lajeado dá para ver onde a água chegou. Em uma casa, cobriu o primeiro piso. O rio baixou, mas ainda tem muita água para escoar; 450 pessoas estão fora de casa. As famílias estão divididas em três abrigos.
No Centro da cidade, a volta à rotina parece mais próxima. O Mercado Público reabriu mais um conjunto de bancas.
Doações de telhas, colchões e cestas básicas começaram a chegar a São Luiz Gonzaga, onde um vendaval atingiu 1,2 mil casas no fim de semana.
Em Porto Alegre, a limpeza se concentra na Zona Norte, que ficou por mais tempo encoberta pela cheia de maio. Em uma avenida do bairro Sarandi, a água baixou há pouco mais de uma semana. A circulação por lá é restrita por causa da quantidade de materiais que os moradores retiraram de dentro das casas e agora ocupam ruas e calçadas. O trabalho de remoção dos entulhos não para e ainda há muito pela frente. O mau cheiro das toneladas de lixo mantém muita gente longe de casa.