Atendimentos ocorrem até as 17h, na USF Santa Rita. Região tem sete equipes completas do programa Saúde da Família, e 21 mil moradores cadastrados. Serviços incluem vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde bucal, prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama. “A cada sábado aumenta número de pessoas atendidas. Nosso objetivo é servir todos que, há muito tempo, esperam por consultas e exames”, afirma prefeito
O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã deste sábado (15/04), a oitava edição do Programa Saúde Mais Perto de Você, e destacou que a ação “cresce cada vez mais”. Os atendimentos ocorrem até às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Rita, onde são oferecidos exames e consultas médicas gratuitos. A unidade conta com sete equipes completas do programa Saúde da Família e possui 21 mil pessoas cadastradas.
“A cada sábado aumenta o número de pessoas atendidas. Nosso objetivo é servir todos que, há muito tempo, esperam por consultas e exames”, afirma o prefeito, ao anunciar o início dos trabalhos deste sábado. Segundo ele, caso haja necessidade, o programa se estenderá por mais tempo para que todos os que precisam sejam atendidos.
Além dos serviços oferecidos no dia a dia na unidade, como vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames de prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama, atendimentos médico e de enfermagem, odontológico para prevenção do câncer bucal e de farmácia, a força-tarefa deste sábado na USF disponibiliza todos os serviços que fazem parte do Saúde Mais Perto de Você.
O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, afirma que em cada uma das edições são realizados, em média, mil atendimentos. “É um programa que ajuda aquelas pessoas que, durante a semana, não conseguem se deslocar até as unidades de saúde. Já estamos perto de 8 mil pessoas atendidas, e essa ação mostra que a prefeitura está próxima da comunidade”, pontua.
Morador do Parque Santa Rita, o aposentado Divino Jacinto de Deus, de 63 anos, aproveitou a ação deste sábado para aferir a pressão arterial e a glicose no sangue. “Deu uma alteração, que não é preocupante, mas passei pelo clínico geral e ele me orientou a fazer acompanhamento aqui na unidade Santa Rita mesmo”, afirma.
Francisca de Assis Silveira, moradora do Parque Oeste Industrial, compareceu à unidade para se vacinar contra Influenza. “Já poderia ter me vacinado, mas na correria do dia a dia ainda não tinha conseguido. Com essa ação da prefeitura, agora estou protegida contra a gripe”, comemora.
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia