O prefeito Rogério Cruz destacou, nesta terça-feira (07/03), que a Prefeitura de Goiânia trabalha na reestruturação de espaços na área da Saúde para fortalecer e melhorar o atendimento à população. Obras incluem reforma, revitalização e construção de unidades de saúde. Declaração foi dada em entrevista à Rádio Sucesso.
Em relação à Saúde, o prefeito discorreu sobre as ações da prefeitura durante a pandemia de Covid-19, com utilização de recursos, como contrapartida, para a abertura de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs). “Ainda estamos saindo de uma pandemia, que trouxe dificuldades e ensinamentos, e um deles chama a atenção para a necessidade de ações preventivas, tanto da população quanto do poder público, que tem de estar de portas abertas e pronto para resolver os problemas enfrentados pela comunidade, de quem procura atendimento na rede pública de saúde”, ressaltou.
Ao falar sobre os espaços na área da saúde, destacou a construção de 12 salas modulares de unidades, três delas já iniciadas: Unidade de Saúde da Família (USF) Lorena Parque, USF Santa Fé e USF Vale dos Sonhos. Nesse cronograma, está a reconstrução das unidades do Cais Goiás e o Centro-Leste Universitário.
O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde também prevê, ainda neste ano, a reforma dos Cais Amendoeiras e Campinas, e Ciams Novo Horizonte. Há, também, em curso, plano de correção da infraestrutura de todas as unidades de saúde que ficaram sem manutenção adequada.
“Teremos uma estrutura de saúde completa, pois nós queremos que Goiânia seja diferenciada, e assim será”, afirmou o prefeito.
Valorização do servidor
A valorização dos servidores da prefeitura também foi destacada por Rogério Cruz, durante a entrevista. “Em 2022, fizemos algo que ninguém esperava, pagamos três data-base em um único ano, a de 2020, 2021 e de 2022. E entramos em 2023 já garantindo plano de carreiras e salários para várias categorias. Chamo a atenção de que nós temos de ter responsabilidade fiscal, e de que, por isso, não podemos ultrapassar limite prudencial da folha”, ponderou.
O prefeito reafirmou o compromisso de pagar a data-base de 2023 no mês de maio, e observou que o levantamento técnico já está sendo feito. “Os servidores do município estão de parabéns. Tenho um olhar especial para os servidores, pois eles estão na ponta, atendendo a população. E no que depender da nossa gestão, para que eles tenham toda a atenção, eles terão”, garantiu.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia